Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Indubitavelmente a automação no processo industrial se torna cada vez mais eficaz para se garantir a qualidade no processo manufatureiro. Pois por mais que seja necessário a ação humana numa linha de produção, em alguns aspectos para se ter mais precisão e menos ocorrência de erros é necessário o uso de máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado), que são controladas e porcomputadores pré-programados para que não ocorra problemas e consequentemente retrabalho.

2. Objetivo
Estudo feito pelos estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Nilton Lins ao fim de se transmitir e informar sobre máquinas manipuladas por CNC (Controle Numérico Computadorizado), dentre eles seus benefícios, tipos e vantagens no processo de Manufatura.
3. Máquinas CNC
Sãomáquinas automatizadas que funcionam por meio de sistemas CNC, ou seja, por Controle Numérico Computadorizado. Isso significa que as máquinas controladas por sistemas CNC são muito mais rápidas em processos de produção, especialmente em linhas de produção.
3.1 Contexto Histórico
Antes dos anos 50, existiam dois tipos diferentes de produção usados na indústria de manufatura, o primeiro tipo secaracterizava por operações manuais, baixa velocidade de produção e grande diversidade de partes ou produtos, era utilizado para pequenos e médios volumes de produção. O segundo método, para grandes volumes de produção, possuía operação automática e era usado em máquinas-ferramenta especialmente projetadas para fazer um tipo simples de peças com qualidade consistente, em grandes quantidades e emaltas velocidades de produção, de tal modo que não se justificava seu uso a menos que a quantidade de partes a ser fabricadas fosse o suficiente para compensar o investimento e houvesse uma previsão de demanda a longo prazo.
Desde 1950 já se dizia em voz corrente, que a cibernética revolucionaria, completamente, as máquinas ferramentas de usinagem, mas não se sabia exatamente como. Houve tendênciasiniciais de aplicar o computador para comando de máquinas, o que, de certa forma, retardou o aparecimento do CNC. Somente quando este caminho foi abandonado principalmente por ordem econômica, abriu-se para a pesquisa e o desenvolvimento do que seria o Comando Numérico.
A partir da Segunda Guerra Mundial, surgiram mudanças na demanda e o desenvolvimento tecnológico e a concorrência internacionalpassaram a conduzir o aparecimento de novos produtos em um ritmo muito maior, exigindo mudanças em projetos e inviabilizando a produção automática, que era capaz de absorver apenas pequenas modificações no projeto. Foi dentro deste contexto que surgiu o CNC.
3.2 A primeira máquina CNC
A necessidade de uma máquina capaz de fornecer um perfil preciso a uma peça usinada e produzi-la em série semgrandes disparidades foi que culminou no desenvolvimento do Comando Numérico Computadorizado.A Força Aérea dos Estados Unidos precisava de um novo sistema de controle com as características acima descritas para projetar suas aeronaves. A Corporação Parsons utilizava uma mesa de coordenadas para mover a mesa de uma fresadora nas direções longitudinal e transversal simultaneamente, ou seja,interpolação de eixos, com o auxilio de dois operadores. E, então, a partir da idéia de John Parsons, o Laboratório de Servo-mecanismos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) foi subcontratado, em 1949/1950, para projetar um novo sistema de controle de máquina com geração de dados de posicionamento tridimensional da ferramenta a partir do perfil da peça para controlar a máquina; seria este um sistemaaplicável máquinas-ferramenta para controlar posição de seus fusos, de acordo com os dados fornecidos por um computador, idéia, contudo, basicamente simples.
3.3 Exemplos de Máquinas CNC
-Tornos CNC;
- Empilhadeiras;
- Cortadeiras;
- Máquinas de moagem ou fresadora CNC;
-Máquinas-ferramentas;
-Prensas e outras não precisam ser operadas diretamente pelo trabalhador ou operador;

3.4...
tracking img