Motalidade materna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Morte materna óbito durante a gestação ou dentro de um período de42 dias após o término da gestação.
1.1-Morte materna tardia após 42 dias, porém menos de um ano após o término da gravidez.
2-Nascido vivo produto de concepção que, depois da expulsão completa do corpo da mão, respira ou dá qualquer sinal de vida.
3-Neonatal ou infantil precoce corresponde ás quatro primeiras semanas de vida:3.1-Neonatal precoce corresponde à primeira semana de vida (168 horas de vida);
3.2-Neonatal tardio corresponde ás três semanas seguinte, ou seja, segunda, terceira e quarta semanas de vida. Começa após o sétimo dia e termina após 28 dias completos depois do nascimento.
3.3-Pós-neonatal ou infantil tardio refere-se ao período restante do primeiro ano.
4-Natimorto ou nascidos mortos ou óbito fetaltardio ocorrido antes da expulsão ou extração completa do corpo materno, que tenha alcançado 28 semanas completas ou mais de gestação
5-Mortalidade perinatal óbitos ocorridos um pouco antes, durante e logo após o parto. Começa em 22 semanas completas (154 dias) de gestação e termina com sete dias completos após o nascimento. Ele inclui os natimortos e as crianças nascidas vivas, mas falecidas naprimeira semana de vida.
6-Mortalidade pré-escolar de um ano á quatro anos.
7-Letalidade indivíduos afetados por um dado agravo á saúde. Exemplo letalidade da febre amarela e da gripe. A febre amarela tem maior letalidade que a gripe, pois causa a morte em maior proporção que a gripe.
8-Puerpério período que se inicia com a expulsão ou extração do feto e seus anexos até ocorrer a involução dasalterações gestacionais (aproximadamente 42 dias).


Utilização da modelagem inteiramente bayesiana na detecção de padrões de variação de risco relativo de mortalidade infantil no Rio Grande do Sul, Brasil 
 
[pic]
RESUMO
Neste artigo são analisados os fatores possivelmente associados à mortalidade infantil nos 496 municípios do Rio Grande do Sul, Brasil, combase em dados acumuladas entre os anos de 2001 a 2004, obtidos pela análise de regressão utilizando modelagem inteiramente bayesiana como alternativa para superar a autocorrelação espacial e a instabilidade dos estimadores clássicos, como a taxa bruta e a SMR (Standardised Mortality Ratio). Foram comparadas diferentes especificações de componente espacial e covariáveis, provenientes dos blocos doÍndice de Desenvolvimento Sócio-econômico da Fundação de Economia e Estatística (IDESE/FEE-2003). Verificou-se que o modelo que utiliza a estrutura espacial além da covariável educação apresenta melhor desempenho, quando comparado pelo critério DIC (Deviance Information Criterion). Comparando as estimativas das SMR com os riscos relativos obtidos pela modelagem inteiramente bayesiana, foi possívelobservar um ganho substancial na interpretação e na detecção de padrões de variação do risco de mortalidade infantil nos municípios do Rio Grande do Sul ao utilizar essa modelagem. A região da Serra Gaúcha destacou-se com baixo risco relativo e estimativas muito homogêneas.
Mortalidade Infantil; Análise Estatística; Medição de Risco
[pic] 
Introdução
A taxa demortalidade infantil é um dos indicadores mais usados para medir a qualidade de vida da população 1, além de compor o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e outros indicadores sócio-econômicos. O Rio Grande do Sul, Brasil, possui um indicador sócio-econômico próprio, denominado Índice de Desenvolvimento Sócio-econômico (IDESE), da Fundação de Economiae Estatística (FEE), que também utiliza a taxa de mortalidade infantil para compor um índice referente à saúde. Nos estados do Brasil, essa taxa é obtida de dados do SINASC (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos) e SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), porém é importante salientar que, em alguns estados, ela é estimada por meio de métodos demográficos indiretos, em virtude da...
tracking img