Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Os senhores feudais eram os proprietários de terras, ficavam com a maior parte delas, e a outra parte com os arrendários. Quanto aos servos, eles faziam o trabalho nas terras, tais como,plantações e colheitas. Enquanto a sociedade feudal permenancia estática com relação entre senhor e servo fixada pela tradição, foi praticamente impossível ao componeses melhorarem suas condições. Amaioria dos senhores haviam compreendido que era melhor para seus próprios interesses, dar liberdade aos servos e contratar trabalhadores livre a salários diários.

O crescimento do comércio, aintrodução da economia monetária e a expansão das cidades, foram os principais fatores que possibilitaram a libertação do camponês. Então iniciou a separação da cidade e do campo: de um lado aqueles quetotalmente se dedicavam ao comércio, do outro os que iriam supri-los com alimentos.
O comércio incentiva o aumento da produção, sendo assim, transformar a terra em algo produtivo era o grande interesse dossenhores feudais ao perceberem a vantagem da produção. O senhor ao invés de requerer o trabalho dos servos, passou a exigir dinheiro, tais como o pagamento passou a ser por hectare, e não maisserviços nos domínios dos senhores feudais. O trabalho livre subiu o índice de produção.
A Igreja era considerada instituição mais tradicional, sendo a maior proprietária de terras no período feudal, eposicionou-se contra a emancipação dos camponeses.
A escassez do trabalho dera aos trabalhadores agrícolas uma posição forte, despertando neles um sentimento de poder.
Outro fator importante foi a PesteNegra, como promotor da liberdade. O número de mortes pela peste negra foi superior a Primeira Guerra Mundial. E com grande número de mortes, e o trabalho do camponês valorizou.
Enquanto a sociedadefeudal permenancia estática com relação entre senhor e servo fixada pela tradição, foi praticamente impossível ao componeses melhorarem suas condições. A maioria dos senhores haviam compreendido...
tracking img