Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

GRUPO

LARISSA GRACIELA DA SILVA CUNHA RA:292454
MÔNICA PEREIRA DA SILVA RA:339233
GILVAN FERREIRA COSTA RA:344540
ROSSILANY FERREIRA DA SILVA RA:296171Atividade de Pesquisa como exigência para avaliação da disciplina de Fundamentos das Políticas sociais sob orientação da Profª. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia.







JUAZEIRO-BA
2012
Trabalho Fundamentos das políticas sociais da Universidade Anhanguera-UNIDERP. Curso Serviço Social


INTRODUÇÃO 




Nesta ATPS iremos apresentarum trabalho desenvolvido com base nas políticas sócias, cultura, questão social do Brasil fazendo um breve comparativo ao filme Gandhi, faremos uma reflexão sobre as duas realidades sócias, embasados em pesquisas daremos nosso ponto sobre cidadania no Brasil. À cidadania é plena? Veremos a seguir.














Política

No sentido amplo da palavra política se refere à cidade ( emgrego,”polis”) que era, ao mesmo tempo, cidades e o território agropastoril em seus arredores que formava uma unidade administrativa autônoma e independente, nos dias de hoje uma cidade ou quase um país. Política é a ciência de bem governar um povo, organizado em estado, em um estado democrático, esse governo é exercido pelo poder publico, através dos seus representantes conduzidos ao poder,direta ou indiretamente, pelo povo.
A política mostra formas indispensáveis, para um bom governo e para o povo, onde devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do estado.
Quando o Estado busca, em suas realizações, o entendimento a necessidades sócias básicas da população, através de garantias e ações que dizem respeito ao serviçosocial, saúde, educação, segurança etc., verifica-se a implementação e efetivação da política social. Para o serviço social a política é uma mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo, a política social administra os confrontos entre estado e a população que só possuem a força do trabalho, paragarantir sua subsistência, independente de estarem inseridos ou não no mercado formal do trabalho.













Questão social no Brasil – A parti do Filme Gandhi relacionaremos as duas realidades de dois Países distintos.

O filme que retrata a vida política religiosa de Mahatma Gandhi, considerado o principal líder da luta pela independência da Índia, após décadas de dominação doimperialismo Inglês, o filme mostra a situação de pobreza e exploração do povo Indiano e momentos marcantes de sua luta e organização, como o terrível massacre em Amristar, onde os Ingleses atingiram 15 mil homens, mulheres e crianças desarmadas. A sua maior vitoria esta na consolidação da independência Indiana, diante de uma Inglaterra desmoralizada pela incapacidade de conter as mobilizações dasmaças baseadas na pratica na não violência.
Foi durante a luta pela independência que surgiu a divisão político-religiosa entre Hindus e Muçulmanos que culminou com a divisão da região, originando dois países, a Índia e o Paquistão.
No Brasil Antonio conselheiro liderava um movimento popular de fundo sócio religioso assim com Gandhi na Índia, Antonio conselheiro na então comunidade Canudos, nointerior do Estado da Bahia. A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social, milhares de sertanejos partiram para Canudos em busca de uma vida digna, unidos na crença milagrosa que salvaria a todos os flagelados do sertão. Os fazendeiros da região, unidos a igreja, iniciaram uma forte opressão junto a...
tracking img