Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CIÊNCIAS humanas, da saúde exatas e tecnológicas do campus universitário de
administração

gestão ambiental & responsabilidade social

bandeirantes-2012


gestão ambiental &responsabilidade Social

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Gestão Ambiental.Sumario

Sumario 3
Introdução : 4
Capitulo 1 5
O conceito da gestão ambiental 5
As três dimensões da gestão ambiental segundo Barbieri 6
Primeira fase da gestão ambiental no mundo 6
Segunda fase da gestão ambiental 7
Terceira fase da gestão ambiental do mundo. 7
Tachizawa comenta que: 8
Gestão ambiental e os corpos intergovernamentais 9
Gestãoambiental no brasil 10
Capitulo 2 11
Abordagem histórica e conceitos da responsabilidade social 11
Da evolução do conceito da responsabilidade social Carrol aborda que : 11
Oque é responsabilidade social ? 12
Porque se comprometer com a responsabilidade social 13
Responsabilidade social corporativa 14
Evolução da responsabilidade social. 15
Conclusão 15
Gestão ambiental 16Responsabilidade socail 16
Referencias 17
Apêndices 17
Anexos 17


Introdução :

A gestão ambiental deve visar ao uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial. Com issoa gestão ambiental tem três fases e, três dimensões .
A responsabilidade social voga em um franco desenvolvimento mundial ,acadêmico , empresarial e governamental .
Capitulo 1
O conceito da gestão ambiental
Podemos definir gestão ambiental como um braço da administração que reduz o impacto das atividades econômicas sobre a natureza . ela deveestar presente em todos os projetos de uma organização , desde seu planejamento e execução até sua completa desativação .
Imagine, por exemplo ,que uma montadora de carros inaugura uma nova filial no brasil . O primeiro passo da gestão ambiental é a analise dos efeitos que a fabrica produzia que a fabrica produzira no local ; agua energia , matéria prima , mão de obra e descarte dos efluentesindustriais são apenas alguns itens que devem usar na pauta do gestor durante essa fase. Depois de iniciadas as atividades ,ainda é preciso acompanhar de perto a opinião da sociedade , colhendo criticas e sugestões . Monitorar o impacto ambiental também é fundamental, já que devemos respeitar o ciclo de renovação do ecossistema para evitar o esgotamento dos recursos naturais . Quando a fabrica fordesativada , é preciso tomar medidas para minimizar os efeitos disso , evitando-se ,por exemplo , o aumento súbito dos índices de desemprego .
Por isso tudo , o gesto ambiental é indispensável . Conhecendo a legislação , ele planeja as atividades dentro dos moldes exibidos por lei , evitando ações judiciais e outros problemas decorrentes da exploração irresponsável da natureza e da comunidadelocal . Além disso ,o gestos também escolhem equipamentos menos poluidores para diminuir o impacto ambiental provocado pela empresa .Afinal , um bom gestor ambiental conhece o velho ditado :prevenir é melhor que remediar .
Infelizmente ,nem todo administrador pensa assim . Alguns regem apenas quando os problemas surgem ; outros se limitam a cumprir as obrigações legais , enxergando na preservaçãoambiental um fardo que devem suportar . Esses modelos de gestão são míopes , pois não conhecem as oportunidades que a onda verde tem a oferecer , como melhoria na imagem da empresa , atendimento de nichos de mercado pouco explorados , entre outros .
Segundo o professor Barbieri , qualquer gestão ambiental deve incluir pelo menos três dimensões para ser eficiente .
O gestor ambiental deve ter...
tracking img