Norma t568

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMA T568


Andréia Salete Schienemayer*
Francine Pilot**


RESUMO
Este artigo visa abordar algumas especificações da norma de cabeamento estruturado EIA/TIA 568, que tem por objetivo classificar o cabeamento de modo a tornar a infra-estrutura de cabos independente do sistema.
Esta ainda estabelece critérios para ordenar e estruturar a cabeação dentro das empresas, além deaspectos de desempenho, tratamento de cores para sistemas UTP, instalação e gerenciamento dos sistemas de cabeação em redes locais de alta velocidade e as variações que são encontradas entre um padrão e outro.

ABSTRACT
This article aims to address some specifications of the structured cabling standard EIA / TIA 568, which aims to classify the cabling to make the infrastructure of cable systemindependent.
This also establishes criteria to sort and structure cabling in the enterprise, as well as aspects of performance, color treatment for UTP systems, installation and management of cabling systems in local networks of high speed and the variations that are found between a standard and another.

Palavras-chave: cabeamento estruturado, norma T568.

*Graduanda em Sistemas deInformação
Universidade do Contestado - UnC
Campus Concórdia
E-mail: andreia_bsi@yahoo.com.br

*Graduanda em Sistemas de Informação
Universidade do Contestado - UnC
Campus Concórdia
E-mail: francine_pilot@hotmail.com
INTRODUÇÃO

O cabeamento estruturado remonta as tecnologias de redes dos anos 80 quando empresas de telecomunicações e computação como AT&T, Dec e IBM criavam seuspróprios sistemas de cabeamento proprietários. Com o crescimento do uso das redes locais de computadores e a agregação de novos serviços e mídias como voz, dados, teleconferências, telefonia, Internet, multimídia, etc., surgiu a necessidade de se estabelecer critérios para ordenar e estruturar a cabeação dentro das empresas.
Assim em 1991, a associação EIA/TIA (Electronic IndustriesAssociation / Telecommunications Industry Association) propôs uma norma de padronização de fios e cabos para telecomunicações em prédios comerciais, denominada de EIA/TIA-568 cujo principal objetivo era:
- A implementação de um padrão genérico de cabeação de telecomunicações, onde a mesma deveria ser seguida por todos os fornecedores;
- Estruturar um sistema de cabeação intra e inter predial, podendoutilizar produtos de fornecedores distintos sem ter incompatibilidades;
- Estabelecer critérios técnicos de desempenho para sistemas distintos de cabeação.
Até pouco tempo, o mercado disponibilizava sistemas de cabeação diferentes para trafegar dados, voz, eletricidade, etc., cada qual tinha um domínio proprietário onde não havia uma padronização. Com este cenário alguns problemas eramencontrados como a mudança rápida de tecnologia, como a inflexibilidade para mudanças, aempresa dependia inteiramente do fabricante para obter o suporte, infraestrutura inadequada para novas tecnologias, cabeação não aproveitada e com isso aumento de custos.
Todos estes fatores favoreceram para a criação de uma padronização, conseguida através da Norma T568 e o cabeamento estruturado.CABEAMENTO ESTRUTURADO
Por definição, um sistema de cabeamento estruturado compreende uma infra-estrutura flexível que deve suportar a utilização de cabos visando atender diversos tipos de aplicações tais como: dados, voz, imagem etc. Assim, a escolha de um sistema de cabeamento estruturado é uma decisão muito importante, pois influenciará a performance de toda a rede, como também a suaconfiabilidade. (PINHEIRO, 2009)


O conceito de Sistema de Cabeação Estruturada baseia-se na disposição de uma rede de cabos, com integração de serviços de dados e voz, que facilmente pode ser redirecionada por caminhos diferentes, no mesmo complexo de cabeação, para prover um caminho de transmissão entre pontos da rede distintos. Um Sistema de Cabeamento Estruturado EIA/TIA 568A é...
tracking img