Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de filosofia
1) O que é ceticismo?
R: É a doutrina que afirma que não se pode obter nenhuma certeza absoluta a respeito da verdade examinar de forma crítica se o conhecimento e percepçãoque possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro.

2) Por quê para Pirro é impossível se chegar a verdade?
R:Pirrro afirma serimpossivel ao homem conhecer a verdade devido a duas fontes : os sentidos; a razão;
Sentidos: nosso conhecimento são provenientes dos sentidos.
Razão: jamais alcançaremos certeza de qualquer coisa.3) No ceticismo relativo defina: subjetivismo, pragmatismo e probalismo.
R:subjetivismo: o conhecimento limita-se ás ideias e representações elaboradas pelo sujeito pensante, sendo impossivelalcançar a objetividade.
Probabilismo: o que podemos alcançar é uma verdade provavel, essa probabilidade pode ser digna de maior ou menor credibilidade, mas nunca chegara ao nivel de certeza completa daverdade absoluta.
Pragmatimo: para o pragmatismo, o conceito de verdade deve ser outro: verdadeiro é aquilo que é util, que da certo, que serve aos interesses das pessoas na sua vida pratica.

4) Oque é dogmatismo?
R:dogmatismo é toda doutrina que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscultivel, é a possibilidade de atingirmos a verdade.

5) Defina dogmatismoingenuo de dogmatismo crítico.
R:dogmatismo ingênuo: não ve problema na relação sujeito conhecedor e objeto conhecido. Cre que, sem grandes dificuldades, percebemos o mundo tal como ele é.
Dogmatismocritico: defende nossa capacidade de conhecer a verdade mediante um esforço conjugado de nossos sentidos e de nossa inteligência.

6) Defina criticismo.
R:representa uma tentativa de superação doimpasse criado pelo ceticismo e o dogmatismo. Uma distinção entre o que o nosso entendimento pode conhecer e o que não pode.

7) Qual a diferença entre ceticismo, dogmatismo e criticismo?
R:o...
tracking img