Retardo mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Retardo Mental

Introdução

O Retardo Mental é em transtorno neuropsiquiátricos mais comuns em crianças e adolescentes e diz respeito a limitações significativas no funcionamento intelectual,com déficit no comportamento adaptativo, que ocorre antes dos 18 anos de idade.
Também pode ser uma condição onde houve interrupção do desenvolvimento mental, prejudicando o nível global deinteligência, as aptidões de aprendizado, de fala, de habilidades motoras e sociais.
A família pode suspeitar do Retardo Mental se as habilidades motoras, de linguagem e de auto-ajuda parecem não estar sedesenvolvendo em uma criança ou estar se desenvolvendo em um ritmo lento.
O Retardo Mental pode ser caudado por qualquer condição que prejudique o desenvolvimento cerebral antes e durante onascimento ou nos anos de infância.
As causas do RM podem ser:
1. Trauma (pré-natal e pós-natal)
2. Infecciosa
3. Anomalias cromossômicas
4. Anomalias genéticas e distúrbios metabólicos hereditários5. Metabólicas
6. Tóxicas
7. Nutricionais
8. Ambientais

Aspectos Neurobiológicos

Os neurônios são as unidades condutoras de sinais do sistema nervoso e apresentam dois tipos de prolongamentos:vários dendritos curtos, que são arborizados e recebem os sinais de outros neurônios, e um único axônio longo, que transmite os sinais adiante. As espinhas dendríticas são elementos diminutoslocalizados em locais pós-sinápticos das sinapses excitatórias; como locais de contato entre axônios e dendritos, medeiam a plasticidade sináptica que fundamenta o aprendizado, a memória e a cognição. Istoé, a remodelagem das sinapses e as alterações na forma e no número das espinhas dendríticas são a base anatômica do aprendizado e da memória. Ademais, diversas proteínas codificadas por genes cujasmutações produzem Retardo Mental ligado ao cromossomo X executam as vias de sinalização que regulam a morfologia das espinhas dendríticas, a liberação de neurotransmissores, o crescimento dos axôni-...
tracking img