Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O ingresso no curso superior implica uma mudança substantiva na forma como professores e alunos devem conduzir os processos de ensino e de aprendizagem.” (p. 22)“Trata-se de despertar no estudante uma consciência social, o que se busca fazer mediante uma série de mediações pedagógicas.” (p. 22)
“Este compromisso da educação (...)   É aprópria dignidade humana que exige que se garanta a todos eles o compartilhar dos bens naturais, dos bens sociais e dos bens culturais.” (p.23)
“ (...) a educação pode sermesmo conceituada como o processo mediante o qual conhecimento se produz, se reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza, se transmite e se universaliza, disseminandoseus resultados no seio da sociedade.” (p. 23)
“(...) a própria extensão universitária deve ser entendida como o processo que articula o ensino e a pesquisa, enquantointeragem conjuntamente, criando um vínculo fecundante entre a Universidade e a sociedade, no sentido de levar a esta a contribuição do conhecimento para sua transformação.” (p.24)
“(...) só se aprende, só se ensina, pesquisando; só se presta serviços à comunidade, se tais serviços nascerem e se nutrirem da pesquisa”. (p. 24)
“(...) naUniversidade, o conhecimento deve ser construído pela experiência ativa do estudante e não mais ser assimilado passivamente.” (p. 25)
“Do ponto de vista do estudo, o que conta nãoé mais a capacidade de decorar e memorizar milhares de dados, fatos e noções, mas a capacidade de entender, refletir e analisar os dados, os fatos e as noções”. (p. 27)“Hoje a atuação profissional, em qualquer setor da produção econômica, exige capacidade de resolução de problemas, com criatividade e riqueza de iniciativas (...)” (p. 29)
tracking img