Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A erosão do “Serviço Social internacional” na década de 1960 para 1970  teve como questão manifestações e reivindicações contundentes quanto à transformação imediata, um Serviço Social voltado para a América latina. Houve também uma ruptura com o Serviço Social americano com a finalidade de sermos independes e lutar por uma libertação nacional. Nessa época o desenvolvimento do nosso Brasilrequer uma reformulação na metodologia do tradicionalismo, o reconhecimento de políticas urgentes para as problemáticas que esse tempo vinha enfrentando. A crise dessa época fortalecia o setor privado e o capital internacional. Os movimentos de base opuseram-se contra o crescimento acelerado da economia, e seus interesses eram mobilizados por várias classes subalternas, lutando pelos seus direitos decidadãos. A cidadania era nitidamente negada à sociedade. Repressões, prisões, exilamentos, falta de democracia, suspensão dos direitos constitucionais, censura e perseguição política permitiu que indagações viessem contra o tradicionalismo do Serviço Social. O regime militar na década de 1960 governava e liderava o Serviço Social para que a sociedade fosse amparada no assistencialismo comoaparato de caridade.
Expressão mais importante desse processo erosivo: América Latina, a partir de 65 – o chamado movimento de reconceptualização (ou reconceituação) do Serviço Social.
Reconceituação - parte integrante do processo internacional de erosão do Serviço Social tradicional; a ruptura com o Serviço Social tradicional se inscreve na dinâmica de rompimento das amarras imperialistas, deluta pela libertação nacional e de transformações da estrutura capitalista excludente, concentradora, exploradora; intimamente vinculada ao circuito sociopolítico latino-americano da década de 60: funcionalidade profissional na superação do subdesenvolvimento.
É esse movimento, localizável praticamente em todos os países ao sul do Rio Grande, que permite uma espécie de grande união profissionalque abre a via a uma renovação do Serviço Social. Num prazo muito curto, porém, aquela grande união objetivamente se esfarinha. Concorrem para isso duas ordens de causas:
· As ditaduras burguesas não deixaram vingar as propostas de ultrapassagem do subdesenvolvimento;
· Posições e projeções distintas na crítica ao Serviço Social tradicional: um pólo investia num aggiornamento do Serviço Social eoutro tencionava uma ruptura com o passado profissional.

Movimento de reconceituação - se exaure por volta de 75 - heterogeneidade – ilusão de unidade - relação com a tradição marxista - manuais de divulgação de qualidade discutível, contaminação neopositivista, pouca presença do pensamento de inspiração marxiana; bases para pensar a profissão sob o marxismo; interlocução entre o ServiçoSocial e a tradição marxista.
Em 1964 o governo João Goulart apresentou  propostas de reformas para a melhoria de condições à sociedade e um plano de reformas econômicas, porém foi derrubado pelos conservadores capitalistas que não aceitava o socialismo.
  Em 1968, a  necessidade de aperfeiçoar o Assistente Social no âmbito de sua nacionalidade emergiu como direito. A visão do tradicionalismoconservador era positivista, imperialista e assistencialista. As demandas da época e as  condições subalternas da sociedade por conta do poder proliferam grandes manifestações de cunho internacional, porém a ditadura manteve essa reconceituação inconclusa, mas não esquecida. A reconceituação nasceu forte e cresceu forte. Sua base foi um processo de autoconsciência e por conseqüência permaneceuirredutível.
O serviço social buscou acompanhamento e avaliação no desenvolvimento de ações dentro dos setores populares. Porém a reconceituação foi vetado. Os debates e conferências realizadas pelos Assistentes Sociais deram origem a dois documentos importantes da época: documento de Araxá (1967)e documento de Teresópolis (1970). E como materialização surgiu o documento de BH.
Era um inicio...
tracking img