Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APLICAÇÃO DO MÉTODO DE SOLUÇÃO DO PROBLEMA PARA REDUÇÃO DA INCIDÊNCIA DE DEFEITOS NO PROCESSO DE SOLDAGEM EM TUBOS

Luiz Fernando Correa Leite (1) – cfblfe@confab.com.br / lcorrealeite@uol.com.br
Fabrício Faria Brizon (1) – fabriciobrizon@gmail.com
Ângela Maria Ribeiro (2) – angela.mribeiro@gmail.com
Dawilmar Guimarães de Araújo (2) - dawilmar@gmail.com

(1) - Aluno do Departamentode Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté
(2) - Professor do Departamento e Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté (Orientador)


Resumo. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns resultados da aplicação do Método de Solução do Problema para reduzir a incidência de defeitos na região da solda, em uma linha de produção de tubos API com costura. O trabalho inicia-seregistrando a inspeção da soldagem dos tubos através de métodos visuais, ultra-som e raios-x, e discriminando os defeitos devidos a diversos fatores. Depois são identificados e posteriormente re-trabalhados por corte e/ou re-soldagem, estas ocorrências são lançadas e registradas em um sistema de rastreabilidade denominado SRQ (Sistema de Rastreabilidade da Qualidade). Através do acesso a esses dados noperíodo do 2º semestre 2006, foram identificados os principais defeitos que ocorreram, utilizando-se diversas Ferramentas da Qualidade para análise. Exploraram-se algumas delas como coleta de dados, estratificação, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e outras. Resultados deste trabalho são apresentados apontando as causas por tipos de defeitos. Conclui-se que as ferramentas da qualidade, bem comoas práticas gerenciais vem demonstrando ser soluções bastante eficientes para estes casos, conforme são apresentados os resultados.


PALAVRAS-CHAVE: Ferramentas da Qualidade, MASP, PDCA, Processos de Soldagem SAW (Submerge Arc Welding).


1. INTRODUÇÃO


1.1 Considerações iniciais
Há uma crescente consciência de que bens e serviços de alta qualidade podem dar a uma organizaçãoconsiderável vantagem competitiva, surgindo a necessidade de melhorias não apenas na qualidade, mas no incremento de produtividade e conseqüentemente a redução de custos. (CAMPOS, 1998)
Diante da situação atual de nossa empresa, onde o foco é somente a correção dos problemas, o custo associado à qualidade é muito alto, ou seja, retrabalhos excedente.
Desta forma percebeu-se a inexistência de umametodologia organizada para identificação das causas, acarretando a repetição dos problemas, sendo que quando o foco da ação é a causa, e não o problema, os resultados surgem mais facilmente e a resolução do problema de maneira definitiva.
Fazendo uso dos conceitos básicos da Qualidade Total, e mesclando algumas ferramentas da qualidade pretende-se com a utilização da metodologia do Ciclo de Melhorias -PDCA (P-Planejar, D-Desenvolver, C-Controlar e A-Agir), que também é denominado Método de Solução do Problema, para auxiliar na redução da incidência de defeitos e conseqüentemente os cortes ou retrabalhos na região de solda no tubo, contribuindo assim para o aumento contínuo na qualidade da soldagem.


1.1.1 Definindo Qualidade
Antes de se aplicar o planejamento da qualidade, nós devemosentender “o que significa a palavra qualidade”. É muito tentador aceitar uma frase descritiva e concisa e seguir ao próximo tópico. Há muitas frases curtas a escolher, mas frases curtas são armadilhas. Não se conhece nenhuma definição curta que mereça a aprovação de todos sobre o que significa qualidade, embora essa unanimidade seja importante. Não podemos planejar a qualidade sem antes concordarmosno significado da qualidade, portanto deve-se evitar a utilização deste método de análise, assim deve ser usado o tempo necessário para definir corretamente a qualidade para então concordar a respeito de qual deve ser o assunto a ser planejado. (JURAN, 1990)

1.1.2 Conseqüências econômicas na Qualidade
A qualidade afeta a economia de duas maneiras principais, ou seja, nos efeitos dos custos...
tracking img