Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conheça formas alternativas de produção de energia
País possui recursos como vento, sol e resíduos vegetais que poderiam se transformar em energia com incentivo do governo
A maior parte da energiaelétrica utilizada no Brasil vem de uma matriz com baixa emissão de carbono, quer dizer, produzida em usinas hidrelétricas, que utilizam a força da água para gerar o recurso. No entanto, o paíspossui potencial para expandir a rede de produção com opções menos agressivas para o meio ambiente, por meio do aproveitamento do potencial energético da cana de açúcar, do vento e do sol. Mas énecessário investir.
Para completar o volume de energia demandado pela população, especialmente em horários de pico, as termelétricas operam com a queima de combustíveis fósseis como carvão, óleo e gásnatural. Considerando o aquecimento global, esta opção de produção de energia é considerada a pior pelo coordenador da área ambiental do Centro Universitário Senac, Alcir Vilela, por emitir carbono com aqueima dos combustíveis.
E, apesar da hidrelétrica não apresentar este problema, ela acaba prejudicando as comunidades, a fauna e flora locais, pois a construção da usina requer o alagamento de umaregião para represar a água do rio. Na realidade, explica Vilela, nenhuma energia é completamente limpa. “Todas implicam em algum tipo de degradação.”

Biomassa
A colheita da cana-de-açúcar noBrasil é feita manualmente, o que requer a queima da plantação para facilitar a atividade. Com isso, o potencial energético da palha da cana é desperdiçado e acaba virando poluição.
A planta poderiaser colhida de forma mecanizada e transformada em energia quase com a mesma eficiência que as usinas hidrelétricas. É possível produzir o recurso em grande volume, no entanto, o governo precisainvestir nisso e gerenciar esse processo, na opinião do professor.
E tudo isso sem afetar a produção do açúcar e do álcool.

Vento
É na região Nordeste que o potencial eólico poderia ser muito bem...
tracking img