Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 03.10 - AGREGANDO PESSOAS: Recrutamento e Seleção de pessoal
Recrutamento e seleção são duas etapas de um mesmo processo, “encaminhamento e admissão de RH na empresa”.
I - RECRUTAMENTO DE RH:
É o processo sistêmico de RH que objetiva atrair o maior número possível de candidatos ao preenchimento de determinados cargos oferecidos pela empresa.
Recrutar bem só é possível se a empresadispuser de uma estrutura de cargos e salários atualizada, enxuta e dinâmica; portanto, a gestão de cargos e salários da organização constitui-se numa atividade que precede ao recrutamento e que lhe dá conteúdo e sustentação.
A característica dominante das atividades que antecedem o recrutamento é a sua impessoalidade (análise, avaliação e classificação de cargos e salários), pois têm como objetivocentral mostrar a estrutura salarial e ocupacional da empresa.
No entanto, a partir do recrutamento, o sistema de RH passa a centralizar suas ações e programas no ocupante do cargo (candidato), que concorre ao exercício das funções que compõem o cargo. E, é nesse contexto de identificação do ocupante do cargo que a empresa recorre ao mercado de trabalho (local, regional, nacional ou internacional).Ou seja, o processo que objetiva pesquisar, dentro e fora da empresa candidatos, potencialmente capacitados para preencher os cargos disponíveis numa determinada empresa.
Uma força de trabalho bem recrutada contribui de maneira decisiva para que a empresa produza bens e serviços com produtividade mais elevada.
Assim, o recrutamento constitui-se no elo entre a organização e o mercado detrabalho, sendo o ponto de referência inicial entre o candidato a um determinado cargo e a empresa.

Recrutamento
O processo de recrutamento pode ser assim representado:
Perfil de RH
da
empresa
Levantamento de necessidades de RH
Triagem inicial
de
candidatos




Fig: Fluxo do processo de recrutamento

I.1 - Perfil de RH da empresa: A finalidade centralda pesquisa do potencial de RH é proporcionar à organização uma visão clara do número e tipos de funcionários necessários ao pleno funcionamento da empresa num determinado período.
As principais razões que levam à demanda de RH podem ser geradas tanto por causas externas como internas, ou mesmo ambas.
* Causas externas: levam em conta o mercado consumidor, as taxas de desemprego ou emprego,recessão ou crescimento econômico, taxas de inflação, juros, aspectos sociais, políticos e legais.
* Causas internas: levam em conta o orçamento disponível, planos estratégicos, mobilidade interna da força de trabalho (admissões, desligamentos, transferências, promoções, afastamentos por motivos de saúde, aposentadorias etc.); níveis de automatização industrial e administrativa.
O perfilde Rh possibilita à administração de pessoal ter uma visão ampla e atualizada da composição do quadro de funcionários da organização, bem como do grau de extensão de sua movimentação (= turnover).
Como fase inicial do processo de recrutamento, o perfil de RH da empresa visa:
1) Coletar dados acerca da força de trabalho da empresa;
2) Preparar e divulgar as necessidades de Rh junto aomercado de trabalho.
De posse das informações de todas as unidades da empresa, a área de RH estará em condições de :
a) Obter uma melhor classificação da estrutura ocupacional da organização;
b) Definir de forma mais clara e objetiva a mobilidade ocupacional da empresa;
c) Identificar melhor a diferença existente entre as necessidades totais de RH e a disponibilidade efetiva daforça de trabalho da empresa.

I.2 - Levantamento das necessidades de RH: entre os meios disponíveis para se processar o levantamento de necessidades de RH, a empresa pode utilizar: Preenchimento de formulários específicos de previsão de vagas; indicação direta ao nível de direção; Contatos diretos com as unidades da empresa.
Ao levantar a necessidade de pessoal, o sistema de RH deve levar em...
tracking img