Biomas do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biomas no Brasil
Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que umbioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria.
Mata Atlântica
Extensãoaproximada: 1.110.182 quilômetros quadrados
A Mata Atlântica é um complexo ambiental que engloba cadeias de montanhas, vales, planaltos e planícies de toda a faixa continental atlântica leste brasileira, além de avançar sobre o Planalto Meridional até o Rio Grande do Sul. Ela ocupa totalmente o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Santa Catarina, 98% do Paraná e áreas de mais 11 Unidades daFederação.
Esse bioma é o grande conjunto florestal extra-amazônico. Seu principal tipo de vegetação é a floresta ombrófila densa, normalmente composta por árvores altas e relacionada a um climaquente e úmido. A Mata Atlântica já foi um dos mais ricos e variados conjuntos florestais pluviais da América do Sul, mas atualmente é reconhecida como o bioma brasileiro mais descaracterizado. Isso porque osprimeiros episódios de colonização no Brasil e os ciclos de desenvolvimento do país levaram o homem a ocupar e destruir parte desse espaço.
Este bioma ocupa uma área de 86.289 Km², corresponde 53% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A Mata Atlântica passa pelos territórios dos estados doEspírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná,  Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. A Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições florísticas bastantediferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre.

Cerca de 70% da população brasileira vive no território da Mata Atlântica, as nascentes e mananciais abastecem as cidades, esse é um dos fatores que tem contribuído com os problemas de crise hídrica, associados à escassez, ao desperdício, à má utilização da água, ao desmatamento e à poluição.

A biodiversidade da MataAtlântica é semelhante à da Amazônia. Os animais mais conhecidos da Mata Atlântica são: Mico-Leão-Dourado, onça-pintada, bicho-preguiça e capivara.
A mata Atlântica é um tipo de vegetação brasileira, também denominada de florestalatifoliada tropical. Em sua fase original era a segunda maior floresta tropical do Brasil e uma das mais ricas em biodiversidade do mundo. 

No passado ocupavao litoral brasileiro desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, devido ao intenso desmatamento que aconteceu efetivamente durante o século XX, hoje resta algo em torno de 5% do total original, preservadas pelo relevo acidentado que dificulta a exploração. A mata Atlântica foi intensamente degradada por vários motivos, dentre eles as principais são: a ocupação urbana, mais da metade da populaçãobrasileira habita a costa do país; a produção cafeeira, a extração do pau-brasil etc. 

Essa composição vegetal se apresenta também em outros pontos do país (Goiás, Mato Grosso do Sul) em que a temperatura é elevada e detém grande umidade. A floresta em questão é fechada e densa e abriga uma enorme biodiversidade. 

Biodiversidade essa que responde por 10 mil espécies de plantas, dessas 76 sãopalmeiras, 131 espécies de mamíferos, 214 de aves, 23 de marsupiais, 57 de roedores, 183 de anfíbios, 143 de répteis e 21 de primatas. 

Somente em um hectare de mata Atlântica, situada na parte meridional da Bahia, pesquisadores identificaram 450 espécies diferentes de árvores. Apesar disso, essa floresta corre grande risco de extinção. 

O clima predominante nas regiões de mata Atlântica...
tracking img