Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inclusão de deficientes Auditivos nas escolas
As escolas do Estado esta preparada para atender deficientes auditivos?

INTRODUÇÃO
Durante muitos anos, os individuos portadores de deficiência era,considerados pela sociedade como sendo uma aberração da natureza.
As pessoas com deficiências auditivas eram perseguidas e muitas vezes sendo vitima e incompreensiveis aos olhos de quem as rodeava.Porém, a partir do séc.XX, os portadores de deficiência passaram a ser vistos como cidadãos com direito e deveres de participação na sociedade, mas sob uma óptica assistencial e caritativa. A partirde então, varios foram os progressos que se fizeram nesse mesmo sentido, até que nos encontramos , actualmente, perante uma mentalidade muito mais aberta e justa.
O deficiênte auditivo é classificadocomo surdo, quando sua audição não é funcional na vida comum e hipoacústico é aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.
A educação escolar de crianças comdeficiência auditiva nos faz pensar não só na questão referentes aos seus limites e possibilidades, mas também aos preconceitos existentes nas atitudes da sociedade.
Pesquisas desenvolvidas no Brasile no exterior indicam que um numero significativo de sujeitos surdos que passaram por varios anos de escolarização apresenta competência para aspectos acadêmicos.

PROBLEMATIZAÇÃO
A inclusão dosalunos com deficiência auditiva na escola comum requer que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala de aula como no atendimento Educacional Especializado.
Osprofessores precisam conhecer e usar a lingua de sinais, entretanto deve-se considerar que a simples adoção dessa lingua não é suficiente para escolarizar o aluno com deficiência auditiva.

HIPÓTESE* Considerando a necessidade do desenvolvimento da capacidade representativa e linguistica dos alunos com deficiência auditiva, escola comum deve viabilizar sua escolarização em um turno e o...
tracking img