Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Maranhão
Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militar
Disciplina: Química
Professora: Vera
Aluno: Welton Sousa Martins
Código: 1198218

TRABALHO
DE
QUIMICA

Este trabalho foi realizado
paraaquisição da segunda nota
da disciplina de química.

Introdução

No estudo da combustão, são abordados os conceitos de matéria, pirólise e energia de ativação, que têm fundamental importância para que a reação venha a ocorrer, influenciando diretamente os incêndios. Conforme a quantidade de energia liberada, a combustãoserá classificada como viva (que é o caso das chamas propriamente ditas) ou lenta (que é o caso das incandescências ou brasas). A combustão será classificada como completa ou incompleta quanto à combinação dos seus elementos químicos. Será apresentada, também, a combustão espontânea, de ocorrência rara, porém muito importante. Para compreender melhor todo o processo de combustão, será exposto otetraedro do fogo, com seus elementos: combustível, comburente, calor e reação em cadeia, que, juntos, são responsáveis pela sustentabilidade da reação.
A combustão (fogo) é uma reação química que se processa entre uma substância combustível (como um pedaço de madeira, papel, tecido, borracha, etc.), ao sofrer um aquecimento, e o ar, produzindo luz e calor em uma forma de reação sustentável. Éimportante frisar que fogo e combustão são sinônimos. Enquanto aquele é mais conhecido usualmente, este é bastante utilizado nos estudos científicos e ambos significam queima.
Combustão Antes de se tratar da combustão propriamente dita, é preciso lembrar o que ocorre antes que uma substância queime, ou seja, entre em combustão.
Tudo o que existe no universo é formado de matéria, a qual pode ser definida,de uma forma simplificada, como algo que ocupa espaço e é composta por moléculas que, por sua vez, são constituídas por átomos de um ou mais elementos em uma combinação química. Como a matéria interage entre si, substâncias são criadas, transformadas e destruídas.
A matéria, porém, não pode ser destruída, apenas transformada.A maior parte do que existe no universo é composta por moléculas que sãonormalmente estáveis, mantendo sua forma, a menos que algo as faça mudar de condição. Se uma fonte de calor — que pode ser um fósforo aceso, uma fagulha ou um corpo aquecido — aproxima-se de uma substância qualquer (matéria), inicia-se aí uma reação química entre esta e o oxigênio presente no ar, com um aumento gradual de temperatura e de liberação de calor, fazendo com que as moléculas, antesestáveis, sejam quebradas.

Definição

Combustão pode ser definida, então, como a reação química envolvendo uma substância combustível e um agente oxidante, normalmente o oxigênio do ar, produzindo luz e energia. Antes de ocorrer a combustão, as substâncias (sólidas e líquidas) sofrem pirólise, por causa da energia de ativação no material combustível.

Formas de Combustão

As combustões podem serclassificadas conforme a sua velocidade em: completa, incompleta, espontânea e explosão. Dois elementos são preponderantes na velocidade da combustão: o comburente e o combustível; o calor entra no processo para decompor o combustível. A velocidade da combustão variará de acordo com a porcentagem do oxigênio no ambiente e as características físicas e químicas do combustível.

Combustão CompletaCombustão completa é aquela em que o combustível reage perfeitamente com o comburente, produzindo somente água e dióxido de carbono.
É aquela em que a queima produz calor e chamas e se processa em ambiente rico em oxigênio. Em algumas reações químicas pode ocorrer uma combustão completa, o que significa dizer que todas as moléculas do combustível reagiram completamente com as moléculas de...
tracking img