A funcao do jurista na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A função do jurista na sociedade

Os obstáculos existiam e sempre existirão. A função desempenhada pelo jurista é essencial para a sociedade e para a sua ordem social. Não será fácil a atividadedo jurista que deve ter a mente aberta para as novas mudanças, desafios e as descobertas. O papel que jurista exerce não se resume apenas em interpretar e aplicar as leis, mas de buscar e descobrirnovos horizontes.
A teoria da interpretação é o meio pelo qual o sistema jurídico aplica e compreende as atitudes humanas, coletiva ou individual pela discussão e interpretação, mas deve ir mais além,pois a sociedade em que vivemos esta sujeita a diversas mudanças. O jurista desempenha seu papel diante de certa realidade gerada pela comunidade. O jurista não pode se deixar enganar pelo monopóliodo Estado e da lei. Como afirma GROSSI, 2006, “A paisagem jurídica é fluida e também esfumaçada, e são necessários aos olhos perspicazes e corajosos para vislumbrar – entre as névoas qual seja adireção da nossa estrada”.
O direito, conservado e observado, se prolonga no tempo e espaço, evidenciando assim o direito em seu estado mais puro. A função do interprete/aplicador da lei em um contextopluralizado fica um tanto quanto difícil, porém o mesmo é indispensável. A interpretação não exige somente interpretar a lei, mas as relações sociais e as relações do direito como parte integrante de umasociedade. O direito ordena e organiza o espaço desordenado na sociedade, o direito organiza em benefício da comunidade.
Aos juristas não cabe somente interpretar e/ou aplicar o texto legislativo,deve buscar as raízes de onde surge o problema, ter também o bom senso de olhar além do direito formal, e de não contentar-se simplesmente com a sua manifestação em formas e normas legislativas. Ocostume tem hoje e no futuro terá ainda mais um papel de extrema importância para a tomada de decisões.
Se a Constituição e a lei ordinária são simples manifestações à espera de se tornarem...
tracking img