Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS A ADMINISTRAÇÂO




INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES

A ORGANIZAÇÃO

Cada organização é formada por pessoas, são elas que pensam, planejam as atividades e garantem sua execução. Uma parte das definições de administração se refere ao alcance de objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz. A eficiência e obtida quando a organizaçãoaplica seus recursos na alternativa que produz o maior resultado.

Organização é uma associação de pessoas para atingir uma finalidade definida e predeterminada, sua missão. As pessoas que compõem a organização são seus sócios, dirigentes, funcionários e voluntários, com objetivos e responsabilidades diferenciados, mas articulados em torno da missão da entidade. As organizações podem serpúblicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, permanentes ou temporárias. Organização pública é aquela mantida pelo poder público, isto é, por qualquer nível de governo, federal, estadual ou municipal. Organização privada é a mantida pela iniciativa privada, isto é, por pessoas, sócias da organização. Também existe a organização mista, onde esforços públicos são combinados com privados. Organizaçãocom fins lucrativos é aquela cujo objetivo é gerar lucro a partir das atividades por ela desenvolvidas, para distribuí-los aos seus sócios. Organização sem fins lucrativos não tem objetivo de lucro, mas outras finalidades, como amparar os necessitados, desenvolver atividades sociais (esportes, lazer), congregar pessoas. O ausência da finalidade de lucro não impede que a organização vendamercadorias oupreste serviços remunerados, mas o lucro dessas atividades deve reverter somente para a organização, jamais para seus proprietários. Organização permanente é aquela constituída por prazo indeterminado, em princípio para sempre, sem que isso impeça seu desaparecimento. Organização temporária é a constituída com uma finalidade específica, para desaparecer tão logo essa atividade tenha sidoconcluída.










A ADMINISTRAÇÃO

A administração se refere à combinação e aplicação de recursos organizacionais – humanos, materiais, financeiro, informações e tecnologia para alcançar os objetivos e atingir desempenho excepcional. Se as funções da administração são desenhadas, organizadas, dirigidas e controladas adequadamente, a produção de cada pessoa passa arepresentar uma contribuição ao alcance dos objetivos organizacionais. Administração é a coordenação do trabalho das pessoas e dos recursos materiais, colocados à disposição da organização, para que seus objetivos sejam alcançados, com eficácia e eficiência.




AS ÁREAS FUNCIONAIS

As áreas funcionais apresentam como estruturas de organização pelo critério funcional no primeiro nível.As funções principais no primeiro nível são produção, comercialização, finanças e administração. As áreas funcionais costumam ser mais eficientes em ambientes




O PAPEL DO ADMINISTRADOR.

A essência do papel do administrador é a obtenção de resultados por meio de terceiros, do desempenho da equipe que ele supervisiona e coordena. Portanto, o administrador depende de terceirospara alcançar seus objetivos e os da sua equipe. Os administradores conduzem para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Pela simples razão de que o sucesso pessoal do administrador depende de suas funções.




O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO

Referimos à administração como um processo de enfatizar que todos os administradores, independentes de seus níveisou funções, se engajam continuamente em certas atividades inter-relacionadas como planejar, organizar, dirigir e controlar, para alcançar os objetivos desejados. O processo de administração são os esforços dos membros da organização e de utilizar todos os recursos organizacionais.






A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO




TEORIA DA BUROCRACIA

Era a...
tracking img