A importancia do transporte na logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento industrial que se tem verificado desde o início deste século tem determinado o aparecimento de uma enorme diversidade de indústrias e tem originado a necessidade cada vez maior de transportar produtos de uns locais para outros, quer se trate de matérias primas, produtos acabados ou semi-acabados.
As fundamentais atribuições do transporte na Logísticaestão ligadas essencialmente às dimensões de tempo e utilidade da localidade. Desde os primórdios, o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que sejaatingido o objetivo logístico, com isso, o transporte passa a ter uma função fundamental em várias estratégias na área logística, tornando necessária à geração de soluções que possibilitem flexibilidade e velocidade no retorno ao cliente, ao menor custo possível, gerando assim maior competitividade para a empresa.
O transporte é uma das fundamentais funções desempenhada na logística. Alémde representar a maior parcela dos seus custos na maior parte das empresas, tem papel principal na performance de diversas dimensões do atendimento ao cliente.
Os estudos na área de transporte, segundo Ambrozio (2008), têm relevância na atual realidade da globalização, pois na logística, na qual o transporte é normalmente seu principal componente, é vista como a ultima fronteira para aredução dos custos das organizações, enquanto, por outro lado, não se concebe uma política de desenvolvimento com a adequação da infra-estrutura de transportes.
Para Fontana (2009), os transportes têm a função básica de proporcionar elevação na disponibilidade de bens ao permitirem o acesso a produtos que de outra maneira não estariam disponíveis para uma sociedade ou o estariam a apenas a umelevado preço, destacando que o sistema de transporte eficiente permite produção em larga escala para grandes mercados, viabilizando maior racionalidade produtiva ao apresentar maior mercado potencial.
Nota-se que neste contexto o transporte tem grande importância, pois trata diretamente com o atendimento das expectativas dos clientes, podendo tanto encantá-los como frustrá-los no momento daentrega da mercadoria.
Na revisão de literatura, serão abordados temas, sendo: como transportar mercadorias com segurança, gestão de transporte e qual a função e a importância do transporte.


Através de pesquisas e análise de informações junto às empresas conceituadas no ramo de logística de transporte, constata-se qual a importância do transporte na logística.



1.1 ObjetivoGeral



Descrever e identificar qual a importância e a melhor maneira de transportar mercadorias dentro de uma logística.



1.2 Objetivo Específico



Abordar os assuntos destacados no item anterior objetivando como transportar mercadorias com segurança; analisar gestão de transporte e definir, qual a função e a importância do transporte na estratégia logística.1.3 Justificativa



Nos dias atuais para Fontana (2009), as organizações visam satisfazer primordialmente seus clientes, sendo que um dos principais requisitos para atender essa necessidade, é quando, no ato da entrega da mercadoria ao cliente, precisa de um suporte para satisfazer o cliente, sendo o mais apropriado é a área de logística, no segmento de transporte.
Através depesquisas realizadas via internet e telefone em aproximadamente dez empresas do ramo de logística na região do Vale do Paraíba Paulista, que adotam o transporte como item importante na logística que iremos analisar de que modo o transporte faz a diferença na logística, e de mencionar os tipos de benefícios usufruídos pelas empresas.


Os resultados apresentados refletem dados no ano de...
tracking img