Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O parlamentarismo é um sistema de governo no qual o Chefe de Estado, que pode ser um monarca, como na Inglaterra, Suécia e Japão. Ou presidente, como ocorre na França, Itália e Portugal, não detém asfunções de Chefe de Governo.

O parlamento é que escolhe um chefe de governo, geralmente com o título de primeiro-ministro, entre os blocos político-partidário com maior presença, mas nada impede aoposição de ganhar. Se uma crise política abala a base de sustentação do governo, o parlamento poderá destituir o chefe de governo do poder executivo e substituí-lo por outro.
Em tese, o líder dopartido ou coalizão que obtiver a maioria das cadeiras parlamentares terá direito de escolher o chefe de governo e compor o gabinete de governo.
Sua origem remonta a Idade Média, quando os soberanospartilhavam o seu poder com um conselho de lordes (parlamento) em que o rei ficava na cabeceira de uma grande mesa em posição mais alta e os lordes e pessoas influentes ficavam nas laterais da mesaJá o presidencialismo, é uma forma de governo em que o líder do governo é escolhido pelo povo para mandatos regulares acumulando a função de chefe de estado e a de chefe de governo.
Este sistema degoverno foi criado pelos norte-americanos no século XVIII. Durante o período colonial, o descontentamento com a metrópole inglesa e a influência de autores que se opunham ao absolutismo monárquico, comMonstesquieu e Locke, foram determinantes para que os norte-americanos adotassem um sistema onde houvesse mecanismos que impedissem a concentração de poder.
Juridicamente, o presidencialismo secaracteriza pela separação de poderes. O Legislativo, o Judiciário e o Executivo são independentes entre si.

parlamentarismo divide o poder em dois setores: o parlamento e o chefe do Estado. Um exemploseria a Rainha Elizabeth na Inglaterra e o Primeiro Ministro Toni Blair. Note que o trabalho duro é do primeiro ministro, à Rainha cabe apenas "enfeitar" o governo. O presidencialismo centraliza...
tracking img