Esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................01
2. ORIGEM DO ESPORTE................. .....................................................01
3. DESENVOLVIMENTODO ESPORTE MODERNO..................................02
4. COMO SURGIRAM AS MANIFESTAÇOES ESPORTIVAS.......................03
5. CONCEITO DEESPORTE...................................................................04
6. FENÔMENO MODERNO ESPORTIVO................................................04

1. INTRODUÇÃO

No seguinte trabalho será apresentado a origem do esporte, seu surgimento, o desenvolvimento do fenômeno esporte moderno até os dias atuais.

2. ORIGEM DO ESPORTE

Acredita-se que depois da alimentação, a mais antiga forma deatividade humana é a que hoje se conhece por esporte. Mas a prática desportiva teve início remoto, onde já havia monumentos de vários estilos dos antigos egípcios, babilônios, assírios e hebreus com cenas de luta, jogos de bola, natação, acrobacias e danças. Entre os egípcios, a luta corpo-a-corpo e com espadas surgiram por volta de 2.700 a.C. e eram exercícios com fins militares. Os outros jogostinham caráter religioso. Campeonatos, torneios, olimpíadas, recordes, títulos, medalhas, torcidas e comemorações.
A longa história do esporte ajuda a entender como um fenômeno surgido há milênios se perpetuou no imaginário do homem. Inicialmente, a prática esportiva está ligada aos exércitos e às guerras. Aprimorar e desenvolver a força física do soldado, além de significar mais chancesde vitória nas batalhas, serve para demonstrar a superioridade de um povo. Na China desenvolveu-se o Kung-fu há mais ou menos 5 mil anos. Acredita-se que foram os gregos e os persas os pioneiros na sistematização da prática do esporte.
O alemão Karl Diem , considerado por muitos a grande personalidade no estudo do esporte no sécu lo XX, escreveu que a história do esporte é íntima da culturahumana , pois por meio dela se compreendem épocas e povos, já que cada período histórico tem o seu esporte e a essência de cada povo nele se ref lete.
A história do esporte será invariavelmente a história dos jogos. As próprias
definições de esporte passam pelo jogo, o que demonstra de forma inequívoca que é o jogo que faz o vínculo entre a cultura e o esporte.
Alguns autores chegam a definir o esporte como a antítese do jogo, enquanto outros defendem que o esporte é o jogo institucionalizado, o jogo regulado por códigos e regras e comandado por entidades dirigentes, como as federações. Existem duas interpretações distintas quanto à origem do esporte: a primeira vincula o surgimento do esporte a fins educacionais desde os tempos primitivos, e a segunda, entende o esporte como umfenômeno biológico, e não histórico. Embora discordem nos fundamentos, porém, as duas teorias apresentam um ponto em comum, que acabou se tornando o aspecto essencial do fenômeno esporte: a competição.
Assim, para que haja esporte, é preciso haver competição.

3. O DESENVOLVIMENTO DO FENÔMENO ESPORTIVO MODERNO

Cronologicamente, distingue-se primeiro o esporte da Antiguidade, observadodesde a Pré-História e cujo destaque foram os Jogos Gregos, a maior manifestação esportiva daquela época. Depois, veio o esporte moderno, que surgiu na Inglaterra no século XIX.
Embora possam haver diferentes interpretações do esporte, ele é um fenômeno profundamente humano, de visível relevância social na história da humanidade e intimamente ligado ao processo cultural de cada época.
NaAntiguidade, antes de surgir o esporte, existiam atividades físicas de caráter utílítário-guerréiro. Higiênicas, rituais e educativas. Na Pré-História, os homens primitivos praticavam exercícios físicos somente para a sobrevivência, como saltar, lançar, atacar e defender. Esse caráter utilitário guerreiro da atividade física apareceu quando o homem deixou de ser nômade e, ao fixar-se à terra, nas...
tracking img