Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Danielli Amaral Azevedo Paiva – 3332538655
Luciene Maria da Silva Santos – 3306508274
Malanne Orlandi Galdino – 2350458330
Maria de Lourdes Gomes de Lima – 2330407902
Maria Valmira de Matos Gonçalves – 3345568792
Terezinha de Oliveira Albaneze – 2378479671


















TÍTULO


Desafio de aprendizagem da Disciplina deFundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.


















Santo André/SP
2011
Conceituação e aplicação do planejamento ambiental voltado ao saneamento de um município

Sustentabilidade – comunidade que é capaz de se manter com os recursos naturais atuais sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O sistema seauto-regenera no menor espaço de tempo possível.

Sustentabilidade “Ambiental” Conceito refere-se às condições sistêmicas, segundo as quais, em nível regional ou planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseiam tudo o que as situações adversas do planeta permitem e ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido agerações futuras.

Saneamento básico e Planejamento Ambiental

Planejamento Ambiental – Podemos conceituar planejamento ambiental como instrumento de ação com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de uma determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões. Definição essa pode também englobar o planejamentoambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais.

O planejamento ambiental pode ser definido como o planejamento de uma região, visando integrar informação, diagnosticar ambientes, prever ações e normatizar seu uso através de uma linha ética de seu desenvolvimento.

Desde que as cidades foram crescendo emtamanho e população de forma desordenada, sem planejamento algum, foram-se acumulando os problemas sociais, principalmente os de saúde pública. Esse crescimento desordenado das cidades vem contaminando e poluindo os mananciais de água potável que abastecem uma comunidade, e cada vez mais é necessário buscar água mais longe de onde estão as cidades favorecendo assim uma expansão da poluição dosrios.

Esse crescimento das cidades nem sempre vem acompanhado do desenvolvimento humano e em função disso a uma proliferação de doenças infecto-contagiosas, falta de acesso a educação, alimentação e o direito a uma vida digna. Isso ocorre porque essas cidades não foram planejadas principalmente em relação ao uso dos seus recursos naturais. O acesso da população à saúde passa,necessariamente pelo binômio abastecimento de água e saneamento básico.

Saneamento básico é um dos principais itens da saúde pública, pois ele ajuda no controle de doenças tais como, gastroenterite, cólera, a leishmaniose, malária, esquistossomose, diarréias. Nas regiões onde falta o saneamento básico os índices de mortalidade infantil e morbidade das pessoas são os mais altos. Por isso o processo deplanejamento ambiental onde está incluso o saneamento básico é importante, pois ele ajuda no controle dessas doenças e é o mínimo que deve ser oferecido à sociedade.

A área da saúde também depende de um meio ambiente saudável, inclusive da existência de um abastecimento seguro de água, de serviços de saneamento e da disponibilidade de um abastecimento seguro de alimentos e de nutrição adequada.Atenção especial deve ser dedicada à segurança dos alimentos, dando-se prioridade à eliminação da contaminação alimentar; a políticas abrangentes e sustentáveis de abastecimento de água, que garantam água potável segura e um saneamento que impeça tanto a contaminação microbiana como química; e à promoção de educação sanitária, imunização e abastecimento dos medicamentos essenciais.

O...
tracking img