Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos das Ciências Sociais - Aula 1/2/3

Aulas 1 e 2– Conhecimento científico e as Ciências Sociais. –

Conhecer = saber= dar sentido, dar um encadeamento, apresentar uma lógica. O conhecimento do nosso dia a dia, que denominamos de senso comum é o conjunto dos conhecimentos tradicionais de uma determinada cultura ou as opiniões médias compartilhadas pelos membros de um determinadogrupo social. O senso comum, enquanto resultado de uma cultura, é sempre específica, porque uma cultura é sempre particular. Lembrem que as pessoas falam línguas diferentes no mundo todo! Subjetivo, pois são pontos de vista particulares de uma cultura ou mesmo um registro afetivo, expressos por um adjetivo, uma qualidade.

O saber científico é um outro tipo de conhecimento. Esse pretende seruniversal, objetivo e quantitativo baseado na investigação antes de estabelecer relações de causalidade, procura observar o que é regular, constante, freqüente, repetido e também presta a atenção nas diferenças das coisas O conhecimento científico é objetivo ao procurar as estruturas universais, ou seja, os elementos fundamentais e necessários das coisas investigadas. Tem também como característica oaspecto qualitativo por buscar medidas, padrões, critérios de comparações e de avaliação das coisas que parecem diferentes. Este pretende descrever, explicar e prever.

Para ser denominada de ciência, uma disciplina tem que ter um objeto de estudo específico e uma metodologia. Como objeto de estudo, quero dizer, um assunto próprio que se distinga de todos os outros assuntos de outras ciências,tal como a ciência política estuda a política, a psicologia estuda os processos conscientes e inconscientes dos indivíduos, a astronomia estuda o movimento dos astros, a biologia os seres vivos, a sociologia estuda a vida social.

Como metodologia quero dizer os procedimentos de investigação. Estes variam: da observação, da observação participante, das entrevistas, do questionário, da análise deregistros e documentos, do experimento, do censo, do levantamento histórico entre outros. Normalmente o processo metodológico consiste em três etapas a coleta de dados, a organização dos dados e a interpretação dos dados.

Assim sendo a ciência se distingue do senso comum porque diz que o senso comum está representando uma opinião baseada em hábitos preconceitos, tradições cristalizadas,enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas. A ciência é um conhecimento que resulta de um trabalho racional que pretende descrever, explicar e prever.

A Sociologia é uma Ciência Social tal como o Direito, a Administração, a Psicologia, diferente das Ciências Naturais tal como a química, a física, a medicina, a biologia, entre outras. A distinção não se situaapenas no caráter do objeto: uma de realidade biológica e outra social, mas que traz conseqüências de como devemos tratar o nosso objeto durante os procedimentos de investigação.

Assim sendo (Damatta, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987), o objeto de investigação ou matéria-prima é o conjunto de fatos que se repetem e por isso diz-se quetêm uma constância verdadeiramente sistêmica. Nas ciências naturais tais fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já nas sociais o objeto de investigação ou matéria-prima: o homem nas suas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais, ou seja, eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados.EXEMPLO: Não será fácil isolar as causas ou motivos das ações!!!!

“A” deseja comer bolo.



[pic]


No âmbito das Ciências Sociais torna-se difícil desenvolver uma teoria capaz de transmitir com PRECISÃO uma causa única ou motivação exclusiva.

Muitas vezes atitudes semelhantes têm significados diferentes. Cada cultura constrói seu significado social. Os fatos estudados pelo...
tracking img