Negociacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO
No nosso dia a dia, seja qual idade ou fase da vida estivermos, estamos sempre em contato com algum tipo de negociação. A medida que evoluímos vamos aperfeiçoando e pondo em pratica cada vez mais o ato de negociar. Vivemos em um mundo em constante mudança de tal forma que estamos sem mesmo percebermos num meio de negociações seja ela profissional ou pessoal. A cada constante nosdeparamos com o processo de estímulos e respostas entre duas ou mais pessoas para se chegar a um consenso ou um acordo amigável entre as partes.

DEFINIÇÃO DE NEGOCIAÇÃO.
Negociação é o melhor método para se alcançar um objetivo em comum, entrando em consenso geral.
Para que uma negociação aconteça com sucesso, devemos nos preparar. Observando sempre alguns pontos básicos:• Devemos esperar o momento certo.
• Antes de tudo nos prepararmos para o não. Já com uma contraproposta pronta (como uma carta na manga).
• Se preparar também estudando e conhecendo mais a outra pessoa envolvida no processo da negociação.
Durante toda a nossa vida passamos por vários processos da negociação.
Quando somos crianças, negociamos um choro por um brinquedo ou umbrinquedo por outro.
Na juventude, negociamos com os pais, mais horas no computador ou mais dinheiro na mesada.
Quando adultos, negociamos as compras na feira ou o aumento com o patrão.
E assim, sem percebermos nos tornamos exímios negociadores. Pois praticamos a vida toda, o ato de negociar se torna um processo natural.
Segundo Francisco Bernabeu, a definição de“Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”. Partindo dessa definição, onde a negociação nada mais é na realidade um tipo de jogo que ganha que tem mais informação da pessoa com quem está negociando.
O uso da informação e do poder, interesses comuns entre outros, resultando no acordo, asolução do conflito de as relações duradouras.
A negociação serve para um bom entendimento entre as partes, buscando sempre um acordo por meio do diálogo que pode ser simples ou complexo. Negociar também pode ser uma forma das pessoas eliminando as suas diferenças assim se as diferenças existentes forem deixadas de lado, poderá ocorrer ganhos mútuos, evitando frustrações e ofensas já no inicio doprocesso onde dificilmente se fechará ou chegará a um acordo.
Entretanto o ato negociar é fundamental para o alcance dos objetivos do ser humano.
As variáveis básicas de uma negociação são: poder, tempo e informação. É uma forma mutua de se chegar a um acordo, hoje existe várias definições sobre o assunto, mais onde se quer chegar é que ninguém quer perder em uma negociação é evidenteque para chegar ao final de um bom acordo.
O uso da informação e do poder, interesses comuns entre outros, resultando no acordo, a solução do conflito de as relações duradouras.
Para se estruturar sobre o conceito de negociar deve se ter as habilidade essencial para fazer valer um bom conceito, são ela; ser um bom ouvinte, desenvolver um espírito negocial, planejar , mirar alto,ser paciente, visar a satisfação, ter cuidado com a primeira oferta, ser ético, ser empático
Negociação é buscar aceitação de ideais, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a somadas contribuições individuais.
Deste modo, a arte de negociar está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem vai ao mercado comprar carne à decisões de grandes investimentos. As decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bem estar das pessoas, e é óbvio que isto é real também para a conclusão das negociações das quais estas pessoas fazem...
tracking img