Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O taylorismo surge como uma das grandes tecnologias disciplinares , produzidas pelo capital e introduzinas no espaço fabril. Se origina nos Eua como uma forma de vencer a resistência operária àsuperexploração capitalista. Segundo Taylor, o saber operário era uma arma de luta do saber americano e que deveria ser apropriado pelo capital, transferido, sistematizado e classificado pela Divisãocientifica.

Através dessa expropriação , o operário perde totalmente o controle técnico do processo de produção , instrumento mais poderoso de resistência que detinha no interior da fábrica.

Otaylorismo aprofunda a divisão entre trabalho de concepção e de execução do processo produtivo., levando a sua burocratização acentuada, pois a apropriação do saber operario exige a criação de um quadrode onde o processo de será decidido, planejado, controlado e imposto. Ao mesmo tempo o trabalho manual tende a ser desqualificado, tornando o capitalista independente do trabalhador , substituível aqualquer momento.
Consequencias do individualismo do operario pelo sistema taylor :
* Quebra de articulações e laços de solidariedade entre os operários.
* Incentivo ao espírito deconcorrência;

Durante muito tempo a industria importou normas de comportamentos e sistemas de controle da força de trabalho , de instituições não produtivas , como o exército. Na década de vinte inicia-seuma invesão na relação exercito-fábrica, onde a fábrica passa a exportar normas de disciplinirização para o exercito. A novidade principal do taylorismo, consiste em elaborar regras modernas decontrole social, tentando superar a importação de modelos disciplinares tradicionais.

O sistema Taylor contém toda uma estratégia de fabricação de indivíduos docilizados , submissos e produtivos, como o“operário padrão”, instaurando uma mecânica de gestos, controlando as suas atitudes, introduzindo novos hábitos, novos comportamentos,eliminando outros considerados superfluos, “racionalizando” a...
tracking img