Artes de rua graffit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EVANGÉLICA
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO – EVANGÉLICO – ISE
CURSO: PEDAGOGIA, LICENCIATURA.
DISCIPLINA: CONTEÚDOS E MÉTODOS DO ENSINO DA ARTE.

Exposição de Grafite na Ecco: arte de rua e educação

BRASILIA, MARÇO
2012

Faculdade Evangélica de Brasília
Curso: Licenciatura, Pedagogia.
Professora: Beatriz
Aluna: Aline Nunes Costa
7º Semestre – Matutino - Asa SulExposição de Grafite na Ecco: arte de rua e educação

A exposição de grafite foi realizada no espaço cultural contemporâneo – ECCO, que se iniciou no dia 16 de fevereiro a 29 de abril de 2012, com artistas de Brasilia, que por sua vez liderou o movimento cultura urbana que atrela diversas vertentes da arte: a pintura se une a musica, a dança ao teatro, as performaçes e aos esportes radicais. Embora adiferença faça parte desta cultura, ela sempre se destacou pela boa convivência entre as varias tribos como rappers, punks, headbangers, movimento hip hop e os praticantes de esportes radicais.
O grafite é uma forma de inscrição urbana com origens no movimento da contracultura, iniciado na década de 1960. Desde o início, o grafite está ligado à contestação política e ideológica e a movimentosestudantis cujas ideias paulatinamente se espalharam para a América, sofrendo influências, nas décadas de 1970 e 1980, dos movimentos hippie e punk.
Anteriormente o grafite era utilizado também como uma forma de afirmação das comunidades negra e latina, torna-se um dos elementos que compõem a cultura Hip-Hop, juntamente com o Break. O grafite constitui-se, então, como forma de divulgação de cincoformas de inscrições urbanas que são: publicitarias, panfletarias, latrinárias, grafitagem e pichação dos encontros, das festas e eventos das comunidades referidas. Com isso por sua vez os grafiteiros na época não poderiam assinar seus nomes em suas obras de arte de rua, por motivo da ditadura militar, pois poderiam a qualquer momento serem reconhecidos e presos, por isso surgiu na época o nomefantasia “artístico”, para não serem reconhecidos.
As gangues também utilizavam a graffitagem como forma de demarcar território, com seus códigos e símbolos característicos. Surgem as pichações, que vão desde a manifestação política, passando pela competição entre aqueles que conseguem atingir os locais de acesso mais difícil, (como o alto de edifícios) até o simples ato de vandalismo, em prédiospúblicos e monumentos.
Hoje em dia em nossa sociedade o grafite é visto como uma obra de arte, em que cada artista expõe seus sentimentos ou suas indignações politica. Com isso o grafite pode ser utilizado na educação como obra de artística, em que o educando possa explorar as cores primarias, secundaria, cores frias e quente e etc.



Artista: Gabriel Marx, Nome da arte: Plic

Essa obra dearte é chamada Plic, grafite, 2012 do artista Gabriel Marx, que basicamente, utiliza as tintas spray produzidas para pinturas em metal. Nessas atividades transgressivas, o uso do spray torna a técnica fácil e rápida, Cabe ressaltar que o uso de produtos de melhor qualidade afeta diretamente a qualidade das produções. Diferentemente da pichação, o grafite se caracteriza pela qualidade técnica, queenvolve planejamento detalhado, frases poéticas e desenhos mais elaborados, feitos com estêncil ou a mão livre.
Nessa obra de arte o artista Gabriel esbanja humildade, por meio das vestisse emendadas e das havaianas utilizada em seu Plic, e o modo acurvilhado em que mostra sua arte significa os locais mais difíceis que ele pinta, com isso da forma em que se contorce e sua dificuldade torna-seessa obra inclinado, cabe lembrar também que o artista faz grande utilização das cores primarias que são: amarelo, azul e vermelho, e expõe os traços de linhas corporais delicadas.

Artista: Pedro Henrique, Nome da arte: Dom Pedrone


A obra de arte acima chama-se Dom Pedrone, do artista Pedro Henrique que por sua vez deixa de lado o colorido e cria um desenho em preto e branco, com...
tracking img