Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Missa: Tentação no deserto
1º Domingo da Quaresma: Mateus 4,1-11
Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

Acolhida – Queridas crianças, boa noite. A todos vocês: pais, avós, adolescentes, jovens, boa noite . Sejam todos muito bem-vindos a mais este encontro com o Senhor.

Hoje, crianças, começamos o tempo da quaresma, vocês sabem o que é representa esse tempo da quaresma?Quaresma vem de 40, 40 dias que Jesus ficou no deserto se preparando para começar sua vida de pregação, milagres ...para se alimentar da palavra de Deus , pois iria precisar dela para pregar sobre a vida nova . E para se preparar, Jesus sofreu muitas tentações no deserto ... Isso veremos no evangelho

Hoje, todos nós, católicos, também somos convidados a meditar sobre a campanha da fraternidade quetem como tema esse ano Fraternidade e a Vida no Planeta e como lema "A criação geme em dores de parto". Mas o que essa campanha nos quer mostrar? Será que temos muita coisa a nos envaidecer pelo Planeta Terra que estamos deixando como herança para nossos filhos?

Como estamos cuidado do nosso planeta? Temos preocupação com o que acontece com ele? Quem contaminou os rios com esgotos, sujeiras epoluentes químicos? E o lixo... Que cada vez mais produzimos, temos preocupação aonde ele vai parar, como o planeta dará conta de diluí-lo ? E os efeitos dos gazes tóxicos que lançamos na atmosfera todos os dias? E a ganância em consumir cada vez mais e mais, estragando tudo que nos cerca , desmatando nossas matas , derrubando nossas florestas , matando nossos animais . Quem tem feito isso: bichos, ou homens ?

Será que realmente estamos cuidando do nosso planeta como um dia Deus nos entregou-o?

Essa é a preocupação da igreja, em nos fazer pensar sobre nossas atitudes , sobre nossa ação no planeta, se estamos dando a ele o devido respeito que ele merece, ou se estamos tratando-o como uma grande bola de lixo flutuante.

E vivendo esse tempo de quaresma, como podemos então nospreparara melhor?

A preparação do cristão se dá quando ele reza mais, busca viver o que prega a campanha da fraternidade que é ávida no planeta terra, obedece mais aos pais, evita brigas, confessa os pecados, fazem jejum, alguns sacrifícios. Coisas pequenas, mas que diante de Deus se tornam grandes.

Assim entramos neste tempo de preparação que é a quaresma fazendo a mesma reflexão de amor comoJesus fez pra entrar em sua missão.

Por isso, com alegria do cristão que prepara seu coração para a páscoa de Jesus vamos ficar de pé e cantar com alegria.

Ato penitencial

Hoje temos muito que refletir sobre nossas ações sobre o planeta Terra ... sobre as tentações que vivemos a cada dia em nossa vida .

A ganância impera por todo lado , cada um de nós não se contenta mais com nada , tudo épouco ,queremos sempre mais . E nessa busca desenfreada do ter , vamos acabando com tudo que nos rodeia sem nos importar com o mal que estamos praticando .

Uma comparação é essa:Tantas famílias hoje tem em suas mesas três ou quatro tipos de carnes, porque um não come carne vaca , outro só come peixe por causa do regime , o outro só bife e o outro só frango, carne branca... quantos bichosmatamos pra matar essa nossa fome que não se sacia ?

Ficamos o dia todo reclamando do trânsito em nossa cidade , que está insuportável , mas vocês já viram que reclamamos quando estamos dentro do carro , porque aqui ninguém quer andar a pé , estamos viciados ao que é bom e queremos sempre mais e mais , nos esquecendo que poluímos tudo , e que nossa ganância é comprar mais e mais carros ,prejudicando o meio ambiente?

Mas isso não importa porque o homem segue com sua ambição devorando FEITO BICHO todos os recursos minerais, naturais, hídricos .

Outro exemplo são os sapatos e bolsas : não se contentam com o couro do boi , mas querem bolsa de couro de jacaré , ou pelo de urso , ou couro de cobra ... Nada alimenta a vontade do homem em ter, em possuir, esquecendo que ele contribui para o...
tracking img