Trabalho solidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa: Sólidos Ionicos

Solidos Covalentes

Sólidos Moleculares

Interações intermoleculares







Acadêmico:







Montes Claros
Outubro 2012







SÓLIDOS IONICOS:

Algumas características são comuns a diversos sólidos iônicos, como a baixa condutividade elétrica, oalto ponto de fusão, a solubilidade, a dureza e clivagem.A baixa condutividade elétrica observada em compostos iônicos no estado sólido se deve, principalmente, a falta de mobilidade existente no estado sólido, uma vez que a condutividade está ligada diretamente à presença e mobilidade de íons. No entanto, uma vez fundidos, os compostos iônicos conduzem eletricidade. Infelizmente a quantidade deenergia necessária para fundir um sólido iônico é, normalmente, elevada.

Os altos pontos de fusão dos sólidos iônicos se devem a dois fatores. O primeiro deles está relacionado com a força da ligação iônica. Sendo uma ligação relativamente forte, aenergia necessária para separar os íons é grande. O segundo fator está no número de ligaçõesque devem ser quebradas. A ligação iônica em um sólido iônicoé dita multidirecional, isto é, se propaga em todas as direções. Portanto, um íon positivo está ligado a vários outros íons negativos que também estarão ligados a alguns outros íons positivos e assim por diante, num grande arranjo tridimensional. Portanto, para se fundir um sólido iônico, não basta quebrar a ligação de um único par iônico. Quando solúveis, os sólidos iônicos liberam íons emsolução e, por este motivo, são bons condutores uma vez dissolvidos.

Uma outra característica é que a solubilidade dos sólidos iônicos aumenta com o aumento da constante diéletrica (permissividade elétrica) do solvente. Isto pode ser explicado utilizando o modelo da atração eletrostática entre os íons. A energia de atração entre o cátion e o ânion é dada pela Lei de Coulomb:
[pic]
onde E é aenergia, q+ e q– são as cargas do cátion e do ânion respectivamente, ε é a constante de permissividade do meio e r é a distância entre o cátion e o ânion.


Uma outra maneira de entender este mesmo fenômeno é considerando os dipolos existentes nos solventes. Quanto maior é a constante de permissividade elétrica, mais intenso é o dipolo. Como os íons têm carga, a existência de pólos positivos enegativos no solvente favorece a dissociação. Os sólidos iônicos costumam ser duros, porém quebradiços. Estes sólidos possuem cristais característicos e, também, planos de clivagem característicos. A clivagem é um dos métodos preliminares de se identificar minerais.

Fonte: http://pt.scribd.com/doc/40505281/9/%E2%80%93-Solidos-Ionicos



SOLIDOS MOLECULARES:

Estes sólidos são constituídospor moléculas qe se encontram ligadas entre si através de ligações intermoleculares. O gelo, o iodo e o enxofre são alguns exemplos de estruturas que pertencem a esta classe de sólidos.

Os sólidos moleculares apresentam pontos de fusão e pontos de ebulição relativamente baixos, porque as ligações intermoleculares que unem as suas moléculas são relativamente frágeis, quebrando-se com algumafacilidade.

Alguns deles podem mesmo sublimar, por aquecimento, isto é, podem passar diretamente do estado sólido para o estado gasoso, como é o caso do iodo.

Também a água, quando passa ao estado sólido, ficando na forma de gelo, dá origem a um cristal molecular. Neste caso específico, forma-se uma estrutura tridimensional muito aberta, em que cada molécula de água, interactua com três outrasmoléculas, através de legações intermoleculares específicas, que se chamam ligações por ponte de hidrogénio ou simplesmente ligações de hidrogénio.

Quando o gelo funde, algumas destas ligações são quebradas e as moléculas aproximam-se umas das outras, ocorrendo uma diminuição de volume. É por esta razão, que o gelo é menos denso do que a água no estado líquido e por isso, o gelo flutua sobre a...
tracking img