Trabalho sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Opressores e oprimidos sempre viveram em conflito, disso surgiu à transformação da sociedade, esses conflitos ora são disfarçados, ora expostos aos olhos de todos, dessa forma nota-se logo que sempreexistiu divisão entre classes sociais. Nesse contexto, destacamos duas classes sociais: os Burgueses e os Proletários.
Na idade moderna surgiu o declínio do feudalismo e o surgimento da burguesia,a qual, o capitalismo foi resultado de suas atividades comerciais.
Os burgueses apesar de serem donos dos meios de produção não eram vistos como uma classe de importância social, por esse motivocompravam títulos nobiliárquicos, dessa maneira conseguiam o reconhecimento da sociedade.
Com o reconhecimento da sociedade, a burguesia quebra os laços entre Senhores e Servos, laços familiares,substituiu-se por uma relação contratual.
A necessidade do mercado ilimitada coloca o poder da burguesia em risco, obrigando - a se expandir, trazendo outras nações e as convencendo a seguir seu modelo deprodução. Expondo a necessidade de comercialização de um produto em abundância em certo país, por outro já escasso.
Os burgueses eram proprietários de terra, e nessas terras criavam-se as fábricas, apartir disso ela centraliza meios de produção e propriedades, dominam os meios naturais, maquinaria, estradas de ferro e etc.
Para o funcionamento dessas fábricas, vieram os trabalhadores, aos quaiseram usados como armas de produção para obtenção de lucro. Esses trabalhadores vinham de todos os cantos para vender sua força de trabalho, gerando lucro para os burgueses e seus sustentos.
Essaclasse de trabalhadores era conhecida como proletariado, vistos para os burgueses como uma mercadoria qualquer.
Segundo Marx e Engels (1848), o proletariado foi uma classe extremamente explorada pelosburgueses, geravam lucro, porém desconheciam o resultado de seu trabalho.
Devido o aumento da produção e a expansão da maquinaria, advém a divisão do trabalho, onde inspirado na obra de Taylor,...
tracking img