Trabalho social fernando braga da costa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 724 (180928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FERNANDO BRAGA DA COSTA
Moisés e Nilce: retratos biográficos de dois garis. Um estudo de psicologia social a partir de observação participante e entrevistas.
São Paulo 2008
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E DO TRABALHO

Moisés e Nilce: retratos biográficos de dois garis. Um estudo de psicologia social a partir de observaçãoparticipante e entrevistas.
São Paulo 2008
Tese apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em Psicologia. Área de concentração: Psicologia Social. Orientador: José Moura Gonçalves Filho Doutorando: Fernando Braga da Costa
Fernando Braga da Costa
Aprovado em:
FOLHA DE APROVAÇÃO
Moisés e Nilce: retratosbiográficos de dois garis. Um estudo de psicologia social a partir de observação participante e entrevistas.
Banca Examinadora
Tese apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em Psicologia. Área de concentração: Psicologia Social.
Prof. Dr. ______________________________________________________________Instituição:___________________________ Assinatura:________________________ Prof. Dr. ______________________________________________________________ Instituição:___________________________ Assinatura:________________________ Prof. Dr. ______________________________________________________________ Instituição:___________________________ Assinatura:________________________ Prof. Dr.______________________________________________________________ Instituição:___________________________ Assinatura:________________________ Prof. Dr. ______________________________________________________________ Instituição:___________________________ Assinatura:________________________
Este trabalho é dedicado aos amigos. Isto inclui os que se foram. E inclui, também, os que ainda virão.
Resumo
A composiçãodesta pesquisa desenvolve–se em dois sentidos complementares: 1.observação participante, segundo o regime de uma pesquisa etnográfica; 2. histórias de vida, obtidas através de relatos orais. Este trabalho visa dar seqüência à dissertação de mestrado defendida em 2002 e que, para sua realização, supôs o desempenho do ofício de gari – dez anos, semanalmente (um ou dois dias).
Estabelecer um diário decampo, descrever fenômenos psicossociais e interpretá-los foram os objetivos gerais da pesquisa anterior. A investigação no mestrado quis estimar traços sociais e psicológicos assumidos por uma forma de trabalho não-qualificado e subalterno: o trabalho de garis. Discutimos problemas de humilhação socialali reconhecíveis, especialmente aquele então designado como invisibilidadepública(problemasingular que polarizou toda a investigação). O pesquisador testemunhou muitas vezes o fato de que os garis não simplesmente padeciam pancadas de humilhação social, mas respondiam aos golpes: ressentindo, conversando e agindo. As ações nunca alcançaram a figura plena de reações coletivas politicamente organizadas. Entretanto, os sentimentos, as opiniões e atitudes testemunhados mostraram-se de tal modosignificativos que o pesquisador não pôde deixar de, todo tempo, também assinalar a resistência e o ponto de vista daqueles trabalhadores. O diário de campo e seu estudo, os dados obtidos e sua discussão serviram como importantes balizas para definição da etapa atual de pesquisa.
O mestrado iniciou-se reconhecendo um problema vinculado ao antagonismo de classes, o que conduziu à orientação deum estudo encorpado por preocupações que tomavam os sujeitos um a um, mas, de qualquer maneira, tendo como objetivo testemunhar e ouvir o que os garis – pessoalmente e como grupo social – poderiam nos ensinar sobre o fenômeno da invisibilidade pública.
A realização e o aprofundamento da pesquisa e, sobretudo, os vínculos pessoais de amizade estabelecidos entre mim e os garis foram deslocando...
tracking img