Trabalho sobre o universo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundaria D. Afonso Sanches

Trabalho realizado: Tiago Dias Mendes 10ºE Nº26
Trabalho desenvolvido para a disciplina: Físico Química
Índice:
Índice: 2
Introdução: 3
Evolução dos modelos baseados na disposição dos planetas e do sol: 4
Sistema Geocêntrico: 4
Sistema Heliocêntrico: 5
Como começou o universo? 6
Observação que despertou o interesse pela origem do universo: 7Como será o futuro do universo? 7
Organização do Universo: 10
Evolução das estrelas: 12
Nascimento das Estrelas: 14
Vida das estrelas: 15
Morte das estrelas: 16
Curiosidades: 18
Bibliografia: 19

Introdução:
Neste Trabalho vamos abordar os seguintes temas:
* Evolução dos modelos baseados na disposição dos planetas e o sol em relação ao universo.
* Como começou ouniverso?
* Big Bang, evidências ou provas a favor, pilares e limitações.
* Observação importante que despertou o interesse pela origem do universo.
* Como será o futuro do universo?
* Organização do universo
* Evolução das estrelas
* Nascimento, vida e morde de estrelas
* 0,05 da massa solar
* 1 Massa solar
* 10 Massas solares

Evolução dos modelos baseados nadisposição dos planetas e do sol:
Sistema Geocêntrico:
O sistema geocêntrico é o movimento diário aparente da esfera celeste levou a humanidade à mais lógica das conclusões: a Terra estava no centro do Universo, e todos os astros giravam em torno dela. A essa estrutura, com a Terra no centro, dá-se o nome de Sistema Geocêntrico. Sabemos hoje, que esse sistema não é verdadeiro.
Apesar da dificuldadede compreender e explicar o movimento observado dos planetas do ponto de vista geocêntrico (a Terra no centro do Universo), o geocentrismo foi uma ideia dominante na Astronomia durante toda a Antiguidade e Idade Média. O sistema geocêntrico também é conhecido como sistema ptolomaico, pois foi Cláudio Ptolomeu, o último dos grandes astrónomos gregos (150 d.C.), quem construiu o modelo geocêntricomais completo e eficiente.
Ptolomeu explicou o movimento dos planetas através de uma combinação de círculos: o planeta move-se ao longo de um pequeno círculo chamado epiciclo, cujo o centro se move em um círculo maior chamado deferente. A Terra fica numa posição um pouco afastada do centro do deferente (portanto o deferente é um círculo excêntrico em relação à Terra).

Sistema Heliocêntrico:Para facilitar a representação da estrutura do Mundo aceita por volta do século XVI, em 1543, o polonês Nicolau Copérnico publica a obra “Revolução dos Corpos Celestes”, na qual propõe o Sol como centro do Sistema Solar, estrutura essa que recebeu o nome de Sistema Heliocêntrico; o Sol seria fixo, e os planetas girariam em movimento circular uniforme em torno desse centro, exceto a Lua, quegiraria em torno da Terra, que por sua vez giraria em torno do Sol, todos no mesmo sentido.
Apesar de essa ideia se contrapor aos ensinamentos da Igreja Católica da época, este modelo permitia explicar diversos fenómenos que não podiam ser explicados pelas diferentes teorias geocêntricas, entre eles o movimento irregular dos planetas no céu. Por ser uma teoria mal vista aos olhos da igreja, ela foimuito combatida, mas suas sementes tinham sido lançadas e com o passar do tempo ela foi se afirmando. Notar que a ordem de colocação dos planetas a partir do Sol seguiu a mesma sistemática usada no sistema geocêntrico: quanto mais lento parecesse o movimento do planeta entre as estrelas tanto mais distante estaria do Sol.
Uma prova que foi muito importante para negar o geocentrismo foi adescoberta, por Galileu Galilei, em 16l0, do movimento dos satélites de Júpiter em torno de Júpiter e não da Terra, como postularia a teoria geocêntrica. Com o tempo, para ajustar a teoria com as observações, reintroduziu-se o sistema de epiciclos e deferentes. Fosse qual fosse a teoria adotada, até o início do século XVII as órbitas dos astros eram consideradas circulares.
Foi com Kepler que a hipótese...
tracking img