Contabilidae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO A DISTÂNCIA PORTO ALEGRE

DESAFIO DE CONTABILIDADE
2º SEMESTRE

JORGE LUIZ DA SILVA JUNIOR - RA 283548, SAMANTA LEAL DELPINO - RA 232059, MAIKEL BENITEZ - RA 283441, RICARDO DA SILVA ABRANTES - RA 283434.

PORTO ALEGRE
2010
RESUMO
Pesquisa sobre as demonstrações financeiras de duas empresas do ramo alimentício, EBAL(Empresa Baiana de Alimentos S.A.) e Sadia S.A. Empresa Baiana de Alimentos(EBAL), ligada a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Governo do Estado da Bahia, conta hoje com uma rede de lojas da Cesta do Povo , centrais de distribuição, frigoríficos, mercados, a Ceasa-BA e uma fábrica de processamento de alimentos. Asunidades da Ebal encontram-se distribuídas por 239 municípios da Bahia. Sadia S. A. é o nome de uma empresa subsidiária de produção de alimentos frigoríficos do Brasil, fundada em 1944. A Sadia S.A. juntou as ações com a Perdigão S.A. e desde 19 de maio de 2009 faz parte do grupo Brasil Foods. Nesta pesquisa demonstraremos analise no Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e aDemonstração do Fluxo de Caixa de cada empresa e classificando suas particularidades.














PORTO ALEGRE
2010
1.Introdução
Historicamente, a análise econômico-financeira sempre esteve ligada à necessidade de identificação da solidez e da performance das empresas. A partir do século XIX, nos Estados Unidos, foram surgindo modificações que levaram a distinguiras funções de proprietário e administrador da empresa, que contribuíram para um sistema de autoavaliação da própria administração.
Esses fatos deram origem à análise econômico-financeira nas empresas. Nesse mesmo período, banqueiros e credores também começaram a usar formas de avaliação baseadas nas Demonstrações Financeiras.
Hodiernamente, as Demonstrações Contábeis constituem um dos pontosculminantes da atividade profissional contábil. Por intermédio delas são prestadas as informações indispensáveis aos acionistas, administradores, governo e sociedade em geral sobre a situação patrimonial e financeira das empresas. Essas demonstrações devem ser elaboradas de acordo com a legislação pertinente, inclusive com observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileirasde Contabilidade específicas, aprovadas pelo Egrégio Conselho Federal de Contabilidade.
Como não existe nenhum padrão para a Análise das Demonstrações Financeiras, existem vários tipos de índices, que são utilizados de acordo com o Analista. No entanto, sinteticamente, pode-se afirmar que os tipos de análises dividem-se em:

* De Estrutura, Vertical ou de Composição;
* De Evolução,Horizontal ou de Crescimento;
* Por Diferenças Absolutas;
* De Quociente ou Razão.
Esses indicadores não são apenas o estudo de uma Análise Financeira. Na avaliação de tais indicadores, exige-se que se considerem inúmeros aspectos, sejam eles internos e externos, pois são a partir deles, que se chega à relação entre as atividades das empresas e os seus resultados. Por ser associada a umprocesso decisório e a saúde financeira de uma empresa (representada pela sua liquidez e rentabilidade), a análise deve interessar à sociedade em geral. Sejam eles dirigentes de empresa, acionistas, credores, concorrentes, Órgãos Governamentais ou a comunidade em geral.
Segundo Sérgio Iudícibus (1998, p. 82), a Análise de Balanço caracteriza-se como a “arte de saber extrair relações úteis, para oobjetivo econômico que tivemos em mente dos relatórios tradicionais de suas extensões, se for o caso”. Assim, deve-se ter a consciência de que a Análise das Demonstrações Financeiras é uma arte, que por sua vez não existe nenhum roteiro padronizado que leve sempre às mesmas conclusões, dentro das mesmas circunstâncias. Outro fator a ser lembrado, é que a Análise das Demonstrações Financeiras, pela...
tracking img