Trabalho sobre o Remo Brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário



História do Remo 2

O Remo em São Paulo 3

Os Atletas no Remo 4

Tipos de Barcos4

Termos do Remo 5

Regras do Remo 5

Curiosidades 14

Referências Bibliográficas 16História do Remo
Na história da civilização, freqüentemente encontramos citações que documentam o papel do remo, seja como simples aplicação em canoagem, seja nas formas mais estruturadas de navegação e transporte, com preponderante importância no comércio e nas guerras.
Por séculos foi o meio mais comum de transporte sobre a água até o advento da vela e, após, do motor a vapor.
Na históriamilitar e comercial do antigo Egito e até na civilização Pré-Helênica de Creta encontram-se registros indiscutíveis da importância do remo, como por volta de ano 2000 a.C., quando um faraó egípcio conseguiu organizar uma frota de 400 navios movidos a remo.
O Remo figura assim, como uma constante nas operações de todos os povos imperialistas e conquistadores da Antigüidade.
O Remo competitivo entreequipes organizadas é um dos mais antigos e tradicionais esportes. Corridas entre galeras movidas a remo foram disputadas no antigo Egito e na antiga Roma. No século XIII (1315) um festival realizado em Veneza, na Itália, chamado “regata” passou a realizar competições com barcos entre outras modalidades. Até hoje as competições de remo são chamadas de “Regatas”.
Em sua forma moderna, o remo sedesenvolveu na Inglaterra a partir do século XVIII. A primeira regata passou a ser disputada no Rio Tamisa a partir de 1715. A "Doggett's Coat and Badge Race" é disputada até hoje em Londres em todos os verões.
A partir daí, o Remo passou a tornar-se extremamente popular, seja como um esporte amador ou profissional, com a presença de milhares de espectadores a cada evento.
O Remo se organizou e oprimeiro clube de remo surge também na Inglaterra.
O Leander Club foi fundado em 1817 e é o mais antigo clube de Remo do mundo.
O Remo passou a disseminar-se também no meio acadêmico e a partir de 1829 iniciou-se a disputa entre duas das mais tradicionais universidades britânicas. Até hoje, todos os anos as universidades de Oxford e de Cambridge se encontram no Rio Tâmisa, num dos eventos maistradicionais do Remo mundial. A “The Boat Race” como é chamada a disputa, é realizada na distância exata de 8.100 metros e o recorde atual da competição foi estabelecido em 1998 pela Universidade de Cambridge, que estabeleceu o tempo de 16 minutos e 19 segundos.
Dez anos mais tarde ocorre outra competição que viria a se tornar outro evento de grande tradição no remo mundial. A “Royal HenleyRegatta”, disputada desde 1839, reúne 19 modalidades de barcos e categorias, durante cinco dias de disputa na pequena cidade inglesa de Henley.
As regatas rapidamente se espalharam para outros países da Europa, ao mesmo tempo em que as embarcações eram aperfeiçoadas, o que permitiu a obtenção de resultados cada vez melhores.
Nas Américas, o Remo alcançou igualmente notável desenvolvimento, principalmenteno Canadá e nos Estados Unidos da América, onde se tornou famosa a regata disputada entre as Universidades de Harvard e Yale, desde 1852.
Por volta de 1870, o Remo se tornou um esporte muito popular nos EUA, sendo que significativos prêmios em dinheiro eram pagos aos vencedores das competições. No início do século XX, o esporte se voltou para uma postura mais amadora e teve grande penetração...
tracking img