Trabalho sobre o filme narradores de javé

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Narradores de Javé

Alunos:

Setembro de 2011
Atividade: Fazer uma análise do filme relacionando com os textos apresentados em classe e respondendo as questões propostas.
Narradores de Javé(2004)
Sinopse: A cidade de Javé recebe a notícia de que será submersa pelas águas de uma usina hidrelétrica e seus moradores se quer serão indenizados por não possuirem nenhum registros, nemdocumentos das terras. Contudo, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em "documento científico". Porém, seria uma tarefa difícil, pois a únicacoisa que eles conseguem ver como algo dígno de ser tombado eram os “causos” contados pelos habitantes, as histórias da origem do povoado. No entanto era um povoado de cultura predominantemente oral, ondepoucos sabiam ler e escrever. Nesse momento o carteiro Antônio Biá, um sujeiro de caráter duvidoso e estremamente tendencioso é chamado para escrever “A grande história do Vale”, a história que iriasalvar o vilarejo da desgraça eminente.
Roteiro: Eliane Caffé e Luiz Alberto de Abreu
Direção: Eliane Caffé
Elenco: José Dumont, Matheus Nachtergaele, Nélson Dantas, Rui Resende, Gero Camilo, LuciPereira, Nelson Xavier, Altair Lima, Alessandro Azevedo, Henrique, Maurício Tizumba, Orlando Vieira e Roger Avanzi

O compromisso do Historiador com a verdade
O filme trata essa questãoprimeiramente com as cartas muito bem elaboradas que Antônio Biá envia pra todas as cidades onde ele tinha algum conhecido, cartas onde ele inventa histórias difamando os habitantes do Vale, justificando assimuma agência dos Correios onde a população é predominantemente analfabeta, criando uma falsa necessidade dela e permanência em seu emprego de carteiro.
Pressupõe-se aqui como história osacontecimentos de outrora que vão levar a construção da identidade cultural do Vale de Javé, e já nesta cena Biá mostra a natureza de seu caráter questionável. Marc Bloch em seu livro “Apologia da História ou o...
tracking img