Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Filme
Narradores de Javé
NARRADORES DE JAVÉ. Produção Eliane Caffé: Riofilme, 2003. 1 DVD (100 min.), Widescreem, Color.

Como querer salvar Atlântida da sua destruição, é assim que sedesenrola enredo de Narradores de Javé. Filmado no sertão baiano, e dirigido por Eliane Caffé, Narradores de Javé em toda a sua simplicidade de roteiro que como todo tema nordestino costuma nospassar, busca através de sua historia contar o desespero do povo do pequeno Vale de Javé.
O pequeno e desconhecido vilarejo de Javé tem sua pacata monotonia abalada, pois esta prestes a ser tomado pelaságuas de uma represa, o avanço das águas será implacável com a cidade, a menos que, os moradores consigam provar “cientificamente” que Javé tem alguma importância histórica.
Muito bem trabalhado e comatores já muito conhecidos do público em trabalhos com temas nordestinos, Narradores vem mostrar qual importância de um povo ter sua própria história. Como se diz já no começo do filme, apenas se osmoradores se unirem e de uma hora para outra colocar no papel toda história oral da cidade com seus contos e lendas da fundação da cidade e demonstrar a importância da vila, sua destruição seriaevitada. Mas as coisas não são fáceis, pois para começar o trabalho, eles recorrem a nada menos que o maior contador de “histórias” da cidade Antonio Biá. Um carteiro famoso por suas lorotas sobre osmoradores, Biá vive recluso da cidade, mas é requisitado às pressas para a confecção do que seria seu maior feito, salvar Javé. É o embate entre ciência e o senso comum.

O filme mostra como a históriaoral é importante para um povo, mas não para o “sistema” que só aceita o papel, o real. A escrita é pouco importante para seu pequeno povo que vê nas histórias contadas, sua origem grandiosa como écostume em toda historia oral que conta o nascimento de um povo.
O próprio sistema de demarcação das terras de Javé é feito oralmente e de forma cantada, mostrando assim o respeito pela palavra...
tracking img