Sistema imune intestinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A maioria das pessoas conhece a associação entre a doença intestinal e as bactérias patogênicas, mas o que não conhece é o papel positivo das bactérias intestinais na nossa saúde e bem-estar.
Há muito tempo se sabe que o intestino não é apenas um órgão digestor. Ele exerce uma função extremamente importante no setor da imunidade no nosso organismo.
A função imunológica dependede três componentes: a barreira intestinal, o sistema imune gastrointestinal e da microflora intestinal.
Sabe-se também que o intestino tem uma rica rede com milhões de neurônios, 80% do potencial imunológico de nosso corpo está presente no intestino, que funcionam como órgãos inteligentes.
A microflora de um homem adulto consiste em uma enorme biomassa viva com mais de 10 bilhões de bactérias,de mais de 400 espécies diferentes. Elas podem ser nativas ou adquiridas no primeiro ano de nascimento ou podem ser adquiridas no primeiro ano de vida, ou transitórias adquiridas por alimentos ou líquidos. Como a absorção se faz durante a passagem do alimento (digerido no estômago) pelo intestino, podemos concluir que mantê-lo saudável é o melhor que podemos fazer pela nossa saúde.

2. Revisãoda Literatura

2.1 Sistema Imune Intestinal - Conceito

O intestino é um órgão extremamente importante para o funcionamento do organismo humano, sob diversos aspectos (SILVERTHORN, 2003). Ele tem uma grande, diversificada e dinâmica população de microrganismos altamente adaptados à vida nas superfícies da mucosa ou no lúmen intestinal (BOURLIOUX et al., 2003). Este órgão divide-se em duaspartes, anatomicamente bastante diferentes e com funções também diversas: o intestino delgado e o grosso, também denominado cólon (SILVERTHORN, 2003).
O intestino delgado mede cerca de quatro metros de comprimento e se acomoda, enovelado, na cavidade abdominal. Divide-se em 3 segmentos principais: duodeno, jejuno e íleo, e possui a parede interna repleta de vilosidades, que aumentam a superfície decontato com os nutrientes. É no duodeno, principalmente, que a maioria dos nutrientes á absorvida (MAHAN & ESCOTT-STUMP, 2002).
O intestino grosso é o segmento intestinal que se localiza imediatamente após o intestino delgado, e suas funções principais são a absorção de água e a formação do bolo fecal (MAHAN & ESCOTT-STUMP, 2002).
Cerca de 400 a 500 espécies de bactérias habitam o cólon dointestino grosso, em número aproximadamente 10 vezes maior que o de células do corpo. Tal população é proveniente das bactérias que conseguem cruzar as barreiras do estômago e chegam ao intestino, permanecendo vivas ali, se reproduzindo e mantendo-se metabolicamente ativas (BOURLIOUX et al., 2003). Algumas espécies dessas bactérias são benéficas ao organismo, tais como as pertencentes aos gênerosBifidobacterium, Lactobacillus e Eubacteria, as quais desempenham um papel de defesa na medida em que podem evitar a permanência de bactérias patogênicas no intestino competindo por sítios de adesão e/ou nutrientes e produzindo substâncias antimicrobianas, e também por estimular a Sistema Imune, promover o desenvolvimento de tolerância imunológica e até mesmo nutrir as células do cólon, facilitando arealização de suas funções (BOURLIOUX et al, 2003; BRANDT et al., 2006).
Apesar das funções digestiva e absortiva serem as mais difundidas deste órgão, o intestino desempenha também funções hormonais, motora, nervosa e imune (Rg.nutri).
Relacionada a esta última função está a capacidade do intestino em, conjuntamente a todo o Sistema Imunológico, evitar que agentes nocivos, como o estressefisiológico ou psicológico, os microorganismos patogênicos e os corpos estranhos, prejudiquem a saúde (Rg.nutri).

3. Funções

A função imune do intestino se baseia em três linhas de defesa, cada qual com funcionamento e características bem específicas: a microbiota presente no intestino, a mucosa intestinal e o Sistema Imune intestinal.

3.1. Microbiota Intestinal

Microbiota intestinal é o...
tracking img