Trabalho sobre viscosidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SENAI CETIND – CENTRO DE TÉCNOLOGIA INDUSTRIAL PEDRO RIBEIRO






VISCOSIDADE



ANNE EVELYN
CAMILA LIMA
KEVIN KLAUS
MYKELLY BRANDÃO
THAYSE CHAVES
RAIANE SANTANA
























LAURO DE FREITAS – BAHIA
2012
[pic]

SENAI CETIND – CENTRO DE TÉCNOLOGIA INDUSTRIAL PEDRO RIBEIRO



VISCODIDADE

ANNE EVELYN
CAMILA LIMA
KEVIN KLAUSMYKELLY BRANDÃO
THAYSE CHAVES
RAIANE SANTANA








TRABALHO APRESENTADO AO SENAI-BA A,COMO REQUISITO NA DISCIPLINA QUIMICA APLICADA I , SOB ORIENTAÇÃO DO DOCENTE ALCIDES DUARTE, TURMA 35098 CURSO AUXILIAR DE LABORATÓRIO QUÍMICO.
















LAURO DE FREITAS – BAHIA
2012



SUMÁRIO



1.DEFINIÇÃO_________________________________________________3


2.EFEITOS NA TEMPERATURA___________________________________3


3.TAXA DE CISALHAMENTO______________________________________3


4.TIPOS DE FLUÍDOS____________________________________________3


5.TIPOS DE ESCOAMENTO________________________________________4


6.EQUIPAMENTOS PARA MEDIÇÃO_________________________________57.CONCLUSÃO___________________________________________________6


8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS__________________________________6




























1. DEFINIÇÃO

A matéria apresenta-se no estado sólido ou no estado fluido, este abrangendo os estados líquido e gasoso. O espaçamento e a atividade intermoleculares são maiores nos gases, menor nos líquidos e muito reduzidonos sólidos. Fluidos são substâncias que são capazes de escoar e cujo volume toma a forma de seu recipiente. Quando em equilíbrio, os fluidos não suportam forças tangenciais ou cisalhantes. Todos os fluidos possuem um certo grau de compressibilidade e oferecem pequenas resistência à mudança de forma.

Os fluidos podem ser divididos em líquidos e gases. A principal diferença entre eles são:(a) os líquidos são praticamente incompressíveis, ao passo que os gases são compressíveis e muitas vezes devem ser assim tratados e (b) os líquidos ocupam volumes definidos e tem superfícies livres ao passo que uma dada massa de gás expande-se até ocupar todas as parte do recipiente.

A viscosidade é uma propriedade pela qual um fluido oferece resistência ao corte, e nos caso dos fluidos vem doatrito interno. Para entender essa afirmativa, vamos considerar duas placas sólidas, planas, horizontais, uma sobre a outra, com certa quantidade de fluido entre elas (Fig.7). Fixando o referencial numa das placas e aplicando uma força horizontal constante F na outra placa, a experiência mostra que esta última se move, durante certo intervalo de tempo, com aceleração não nula e, depois, comvelocidade constante vT, chamada velocidade limite ou velocidade terminal. O módulo da velocidade terminal é proporcional ao módulo da força aplicada, isto é, se a intensidade da força aplicada for duplicada, o módulo da velocidade terminal também duplica, se a intensidade da força aplicada for triplicada, o módulo da velocidade terminal também triplica e assim por diante.Durante o movimento, o fluido entre as placas se separa em lâminas paralelas entre si e paralelas às placas. A primeira lâmina, adjacente à placa móvel, se move solidária a ela e, por isso, tem velocidade VT. A segunda lâmina, adjacente à primeira, se move com velocidade de módulo menor. A terceira lâmina, adjacente à segunda, se move com velocidade de módulo ainda menor e assim por diante. Aúltima lâmina, adjacente à placa imóvel, está solidária a ela e, por isso, tem velocidade nula. É fato experimental que os módulos das velocidades das lâminas variam linearmente entre os dois extremos, zero e VT. Por isso, podemos escrever, para o módulo da velocidade da lâmina a uma distância genérica y da placa em repouso:





Como lâminas adjacentes se deslocam com velocidades de...
tracking img