trabalho sobre tintas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMULAÇÃO DE TINTAS








Prof.Dr. Flavio Aparecido Rodrigues



Mogi das Cruzes, SP
2011

SUMÁRIO

1. TINTAS .........................................................................................................03
2. VARIÁVEIS DE COMPOSIÇÃO....................................................................09
3. REFERÊNCIASBIBLIOGRAFICAS.............................................................10




















TINTAS
De acordo com a Associação Brasileira Fabricantes de Tintas, a tinta é formada por uma mistura de uma parte sólida, que irá constituir a película aderente à superfície a ser pintada, e uma parte volátil (solvente). A parte sólida é constituída por pigmentos, cargas, aditivos e resinas. A parte líquidaé constituída por água, solventes orgânicos e aditivos. A seleção dos componentes das partes sólida e volátil da tinta é feita de acordo com as características que se deseja para o filme seco, tais como cor, brilho, espessura, dureza, flexibilidade e resistência a produtos químicos específicos. (GNECCO, 1990)
As tintas encontradas no mercado são em sua maioria formadas por resinas do tipovinílica, acrílica e alquídica. (FAZANO, 1998)
A indústria de tintas para revestimentos utiliza um grande número de matérias-primas e produz uma e elevada gama de produtos em função da grande variedade de produtos/superfícies a serem aplicados, forma de aplicação, especificidade de desempenho. (FAZANO, 1998)
A tinta é um preparo, o que significa que há uma mistura de vários insumos na sua produção. Acombinação dos elementos sólidos e voláteis define as propriedades de resistência e de aspecto, bem como o tipo de aplicação e custo do produto final. A indústria de tintas é caracterizada pela produção em lotes, o que facilita o ajuste da cor e o acerto final das propriedades da tinta. Nas etapas de fabricação predominam as reações físicas (mistura, dispersão, completagem, filtração e envase),sendo que as conversões químicas acontecem na produção dos componentes (matérias-primas) da tinta e na secagem do filme após aplicação.(HORWOOD,1987)
O processo de produção de tinta, geralmente abrange as seguintes operações unitárias: pré-mistura, dispersão (moagem), filtração e envase. A determinação das quantidades dos insumos deve ser feita através de pesagem e medição volumétrica com acuracidadeadequada para tintas com as propriedades desejadas. (MADSON,1979)
As tintas podem ser classificadas de várias formas dependendo do critério considerado.
De acordo com o mercado atendido e tecnologias mais representativas as tintas podem ser assim classificadas:
1 - Tintas imobiliárias: tintas e complementos destinados á construção civil; podem ser subdivididas em: Produtos aquosos (látexacrílicos, látex vinílicos, látex vinil-acrílicos, etc.) e Produtos base solvente orgânico( tintas a óleo, esmaltes sintéticos, etc.)
2 - Tintas industriais do tipo OEM (original equipment manufacturer): As tintas e complementos utilizados como matérias primas no processo industrial de fabricação de um determinado produto; incluem, entre outros os seguintes produtos: Fundos (primers) eletroforéticos;Fundos (primers) base solvente; Esmaltes acabamento mono-capa e bi-capa
Tintas em pó; Tintas de cura por radiação (UV), etc..
3 - Tintas especiais: abrange os outros tipos de tintas, como por exemplo: Tintas e complementos para repintura automotiva ; Tintas para demarcação de tráfego; Tintas e complementos para manutenção industrial; Tintas marítimas;Tintas para madeira, etc
As tintas tambémpodem ser classificadas quanto à formação do revestimento, isto é levando-se em conta o mecanismo da formação do filme protetor e a secagem ou cura das tintas.
Lacas: a película se forma através da evaporação do solvente. Exemplos: lacas nitrocelulósicas e lacas acrílicas.
• Produtos látex: a coalescência é o mecanismo de secagem. Exemplos: as tintas látex acrílicas, vinil-acrílicas usadas...
tracking img