O Envelhecimento populacional e o impacto na Política de Saúde frente ao Sistema Único de Saúde - SUS

2533 palavras 11 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 2 o Envelhecimento Popucional e o impacto na política de saúde frente ao sistema único de saúde-sus 4
2 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende proporcionar um estudo do processo de envelhecimento no Brasil e o perfil de morbidade hospitalar da população idosa e o eu impacto na Política de Saúde e no Sistema Único de Saúde- SUS, ressaltando a importância da intersetorialidade com as outras políticas públicas sociais.
O que se compreende com processo de envelhecimento? Por que se dedicar a um estudo voltado ao bem estar da pessoa idosa?Estas perguntas s respondem quando transcrevemos este processo acelerado no Brasil e como estamos lidando com essa mudança demográfica em nosso país. Será que nossas políticas públicas estão dando conta de atender aos anseios dessa nova sociedade?
Vamos analisar o ser humano de maneira integral, pois sabemos que estar saudável não depende apenas da idade cronológica de um indivíduo, mas outros fatores como a motivação física e psicológica no processo de desenvolvimento humano. E por último vamos refletir em torno da morbidade humana, qual é a faixa etária em que prevalece, comparar taxas de internação entre as diversas fases do desenvolvimento humano e apontar sugestões para melhoria na qualidade de vida de todos.
2 o Envelhecimento Popucional e o impacto na política de saúde frente ao sistema único de saúde-sus
Conforme diversas pesquisas, o envelhecimento da população brasileira é irreversível, ou seja, as baixas taxas de fecundidade atreladas a gradativa diminuição da mortalidade desde as décadas de 70 e 80 vem demonstrando a mudança na estrutura demográfica do país e com isso faz-se necessária a reflexão do processo de envelhecimento da população, os impactos nas políticas públicas e quais as perspectivas quanto a

Relacionados