Vilma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AEROGRAFIA 3


Curso de aerografia - parte 1





 
Ao primeiro contato com a técnica de aerografia, o processo pode parecer complicado, porque além de aprender a técnica de pintura, você deve aprender também a utilizar o equipamento necessário. Existem vários tipos diferentes de aerógrafos. Os usuários podem escolher o aerógrafo, baseado no tipo de efeito desejado (pulverização maisgrossa ou mais fina), na área a ser pintada e no tipo de material utilizado como base para a pintura.  




Tipos de aerógrafos

Conheça com detalhes e imagens em http://aerografia.com/aerografo.html
Aerógrafo de mistura interna - é um tipo de pistola onde a pintura é atomizada dentro da ponta do aerógrafo. É dentro da pistola que se misturam tinta e ar. Estes aerógrafos produzem um jatomuito suave, a ponto de imitar a textura de fotografias. Inicialmente desenvolvidos para trabalhos no campo de propaganda, estes aerógrafos são hoje muito usados para  acabamento fino, hiper-realismo, e onde quer que um pulverizador macio e delicado seja requerido.
Aerógrafo de mistura externa - é um tipo de pistola onde a pintura é atomizada fora da ponta do aerógrafo. É fora da pistola que semisturam tinta e ar. Aqui o resultado da pintura é mais grosso. É ideal para pulverizar grandes áreas e fundos.
Aerógrafo de ação simples - pistola que é ativada apenas comprimindo-se o gatilho superior, fazendo com que tinta e ar sejam disparados simultaneamente. Sua utilização é bem simples e por isso, também limitada.
Aerógrafo de dupla ação -  Neste modelo, quando apertado o gatilho, dispara-seapenas o ar, e a medida em que o gatilho é puxado para trás, é liberada a tinta. A pistola permite através do gatilho a regulagem da quantidade de tinta que se pretende pulverizar, podendo produzir traços muito finos, ou jatos maiores. É o modelo mais utilizado pelos artistas, uma vez que, sabendo pintar com o aerógrafo de dupla ação, você está apto a usar qualquer outro tipo de aerógrafo.  Fontes de ar

Usaremos neste curso, como fonte de ar pressurizado, um compressor.
Existem modelos especialmente desenvolvidos para a aerografia que podem ser encontrados em casas especializadas, mas qualquer compressor de ar pode ser adaptado para o uso com aerógrafos. Você precisa de um regulador de ar ligado à saída do compressor. O regulador de ar geralmente está acompanhado de um filtro,extremamente necessário para retirar a umidade do ar, e só depois do regulador e do filtro é que vem a mangueira fina onde será encaixado o aerógrafo. Escolha um comprimento que permita uma boa movimentação. Existem modelos de compressores que são silenciosos, ideal para quem pretende trabalhar durante muitas horas. Ajuste o  regulador da pressão do ar em 25 libras para ilustração e arte final (essa éa pressão mais adequada para a maioria dos aerógrafos), e em no máximo 60 libras para camisetas e pintura automotiva (verifique a pressão máxima tolerada pelo seu aerógrafo).  A pressão mais baixa causa um jato de tinta irregular produzindo as "gotas", e a pressão muito alta pode causar danos ao aerógrafo.  

A Tinta


Assim como os compressores de ar, também existem tintas especialmentedesenvolvidas para o trabalho em aerografia, mas praticamente todas as tintas podem ser usadas no aerógrafo, apenas tomando-se os seguintes cuidados: Cada superfície a ser pintada necessita de uma tinta específica - tecido, madeira, metal... Depois de escolhida a tinta adequada ao trabalho é preciso prepará-la para o aerógrafo. Para poder passar livremente pelo aerógrafo, a tinta deve ter uma texturasimilar ao leite. Se a tinta for muito densa, deverá ser feita a sua diluição utilizando-se o seu próprio solvente até obter-se a densidade desejada. O mesmo solvente deverá ser usado na limpeza da pistola após a utilização da tinta. É preferível usar tintas solúveis em água, pois são menos tóxicas. Escolha locais bem ventilados para pintar e fazer a limpeza do seu equipamento. Existem dois...
tracking img