Trabalho sobre tintas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO CIVIL
– DEECC
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

TINTAS

ANA RAUQUEL S. L.

Fortaleza - CE
2011

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 CONSTITUINTES BÁSICOS DAS TINTAS 10
3.1 RESINA 5
3.2 PIGMENTOS 5
3.3 SOLVENTES 5
3.4 ADITIVOS 6
4 FORMULAÇÃO BÁSICA DAS TINTAS 6
4.1 FRAÇÃO VOLUMÉTRICA DOS PIGMENTOS 6
5 ILUMINANCIA E REFLEXÃO DEMATERIAIS E CORES 8
6 PROCESSO DE FABRICAÇÃO 10
7 TIPOS DE TINTAS E VERNIZES UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL 12
7.1 CLASSIFICAÇÃO 12
7.2 PRINCIPAIS CONSTITUINTES DO SISTEMA DE PINTURA 15
7.2.1 TIPOS DE SISTEMA DE PINTURA 16
7.2.2 PRINCIPAIS TIPOS DE TINTAS E VERNIZES: 16
7.2.3 MECANISMOS DE FORMAÇÃO DE PELÍCULA DE TINTA 20
8 O MERCADO DE TINTA NO BRASIL 21
9 DURABILIDADE 24
9.1 PREVISÃO DAVIDA ÚTIL 24
10 aPLICAÇÃO DAS TINTAS 25
11 CONCLUSÃO 27
12 BIBLIOGRAFIA 28
ANEXO A 29

1. INTRODUÇÃO

A tinta é um material que se apresenta na forma líquida e que, quando aplicado, com ou sem diluição sobre a uma superfície, deve resultar em filme sólido, contínuo, uniforme e aderente após a secagem/cura. Este matéria tem a função de revestir a dada superfície com a finalidade detornar seu aspecto agradável ou conferir proteção.
A função decorativa existe desde os tempos pré-históricos, mas as funções de proteção da base, de reflexão ou difusão da luz, de sinalização ( ma mais importante é a viária), de segurança do trabalho, de identificação de tubulações aparecem mais recentemente.
O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas. O segmento de tintaimobiliária ou arquitetura representa ao redor de 77% do volume tota e 59% a 62% do faturamento, o que evidencia o setor a sua importância no setor (ABRAFATI, 2007).



2. OBJETIVO

Objetivos gerais: Este trabalho baseia-se no estudo sobre tintas na construção civil. As informações apresentadas dizem a respeito das características, propriedades, tipos, sistemas e seus constituintes,ensaios, controle de qualidade, etc. sobre as mais variadas tintas existentes no mercado. Será tratado, também, sobre as funções, composição e aplicação de sistemas de tintas.

Objetivos específicos: Para os mais variados tipos de tintas, veremos que materiais as compõem e como classifica-las. Estudaremos as condições que especificam a escolha de um determinado sistema de pintura e quais fatoresafetam seu desempenho e durabilidade. Analisaremos as etapas que compõem o controle de qualidade e seus respectivos ensaios. Veremos, também, algumas formas de aplicação de tintas em construção civil, baseado nas especificações verificadas.

3. CONSTITUINTES BÁSICOS DAS TINTAS

4.1 Resina

A resina é obtida atualmente pela industria petroquímica, na industria da construção civil asmais usadas são os homopolímeros e copolímeros de acetato de vinila na forma de emulsão. A resina é a parte na volátil da tinta. Ela é o aglutinante das partículas de pigmento, sendo o agente formador de filme. O desempenho da pintura,ao longo do tempo, quando exposta ao meio ambiente externo ou interno, é dado pela resistência da resina aos agentes presentes no meio e pela seleção e peloproporcionamento correto do pigmentos, aditivos e outros constituintes. As principais funções da resina são:
* Propriedade mecânicas, como tração e elasticidade;
* Resistência ao intemperismo, como radiação UV, água, poluentes;
* Resistencia química, como alcalinidade da argamassa;
* Aderência a outros;

4.2 Pigmentos

Podem ser orgânicos, inorgânicos, coloridos, brancos oupretos e, geralmente, constituídos por partículas finas, com dimensões entre 0,1μm e 0,5μm, elevado índice de refração e praticamente insolúveis no meio onde estão dispersos, que consiste na fração líquida dos diferentes tipos de tinta. Esses componentes são utilizados nas formulações para dar cor, cobertura (opacidade) e durabilidade à tinta, por meio do seu poder de reflexão da luz. Além disso, dão...
tracking img