Trabalho sobre texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
REGINALDO LACERDA DE MATOS

METODOLOGIA CIENTÍFICA

CURITIBA
2010
REGINALDO LACERDA DE MATOS







METODOLOGIA CIENTÍFICA


Trabalho apresentado á disciplina de Metodologia Científica, do curso de Mídias Integradas na Educação, Setor de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná.
Orientador: Professora Dra. Flávia BespalhokCURITIBA
2006

PASSOS DE UM PROJETO DE PESQUISA

1 TEMA/ASSUNTO: Rádio Escola

2 TÍTULO: A Rádio Escola contribuindo para o exercício da cidadania coibindo a evasão escolar.

3 PROBLEMA

Observou-se uma grande falta de interesse, sobre tudo dos alunos do período noturno, do Colégio Estadual Professor Pedro Viriato Parigot de Souza de Jataizinho Paraná, em permanecer nocolégio após o intervalo.

4 JUSTIFICATIVA

Foram tentados diversos métodos para coibir essa pratica inclusive à troca do intervalo que passou da segunda para a terceira aula, sem efeito.
No entanto o uso de entretenimento (música, ping-pong e vôlei) durante o intervalo surtiu efeito, porém por mero divertimento ocasionando outro problema: como inserir cultura e conhecimento nesse espaço,voltando à atenção para a educação que é o principal objetivo da escola?
E ainda o fato de não podemos nos opor a inserção das tecnologias no ambiente escolar, para potencializarmos o processo ensino aprendizagem, devendo dar abertura para o individuo se expressar como cidadão digno e participante dentro da sociedade em que vive.

5 DELIMITAÇÃO

O projeto realizar-se-á com os alunos do períodomatutino, vespertino e noturno do Colégio Estadual Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, na cidade de Jataizinho, Nucleo Regional de Educação de Cornélio Procópio do Estado do Paraná

6 OBJETIVOS

6.1 OBJETIVO GERAL
Diminuir consideravelmente a saída antecipada dos alunos do Colégio Estadual Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, através da introdução de uma programação de RádioEscola, durante o intervalo, que traga conteúdos culturais e de conhecimentos que favoreçam o crescimento dos indivíduos envolvidos nos aspectos sociais e culturais, sobretudo que contribuam para o pleno exercício da cidadania, além do entretenimento.

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Fazer da rádio um instrumento para a consolidação de escolas realmente cidadãs;
• Contribuir para a compreensão de queo rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado no Colégio;
• Investir na formação de repórteres (alunos Ensino Fundamental Vespertino e Médio Matutino) para que consiga comunicar em linguagem mais acessível assuntos ligados à cultura, saúde, educação e política.
• Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados poralunos e professores a interdisciplinaridade inerente ao Projeto;
• Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;
• Assessorar os profissionais envolvidos no projeto para que se utilizem da rádio como um instrumento eficaz de ensino;
• Reconhecer crianças e adolescentes como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação, em geral ocupados por adultos;
•Exercitar a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;
• Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O rádio é um veículo de grande atuação social. Através desta mídia, pessoas das mais diferentes classes sociais, níveisintelectuais, religiões e outras diferenças sociais, têm acesso à informação e entretenimento. É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel importante na transmissão de conhecimentos. A escola também tem esse papel social, no entanto, enquanto a linguagem do rádio é mais acessível ao seu publico, em muitas ocasiões não acontece na escola.
“A eficácia, operacionalidade e relevância da...
tracking img