Trabalho sobre texto do siqueira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Segundo Siqueira, qual seria o problema das pesquisas de CO sobre variáveis de nível macro, realizadas por meio de instrumentos respondidos por trabalhadores?
Segundo o trecho retirado do texto(Siqueira, Medidas do comportamento organizacional, pag. 15) “Entende-se que as pesquisas do CO, envolvendo temas relativos a formulações teóricas de nível macro, cuja coleta de dados é realizadaatravés de escalas, questionários ou outro procedimento, perdem sua confiabilidade de observação de atributos de nível macro, visto que os dados obtidos passam pelo processo perceptivo dos trabalhadores.Assim, se o instrumento for uma escala aplicada aos membros da organização com o objetivo de medir o clima organizacional, o que se obtém como dados são percepções do clima organizacional. Portanto,a medida estaria aferindo um atributo individual (nível micro) e não um atributo da organização (nível macro)”.
2.Características biográficas podem ser boas preditoras do comportamento? Por quê?
Características biográficas são características pessoais que são objetivas e facilmente obtidas nos registros pessoais dos funcionários: idade, sexo, estado civil, tempo de serviço. Assim, é evidenteque numa previsão de comportamento e dependendo da área analisada, tais características podem ser boas preditoras ou também podem ser irrelevantes, como uma pesquisa que evidenciou que funcionárioscasados faltam menos, mudam menos de emprego e sentem-se mais satisfeitos com o trabalho do que seus colegas solteiros e outra pesquisa sobre o sexo masculino e feminino que mostrou não existir nenhumadiferença consistente nas habilidades de resolução de problemas, capacidade de análise, espírito competitivo, motivação, sociabilidade ou capacidade de aprendizagem.

3. Relacione as variáveisabsenteísmo, rotatividade e produtividade com satisfação no trabalho.
Existe uma tentação em acreditar que a satisfação com o trabalho está inversamente relacionada com o absenteísmo. Muitos estudos...
tracking img