Trabalho sobre textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Português, no módulo 2 “Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos” com alguns dos seguintes objectivos:
Conhecer os diversos tipos de texto; Identificar as características do texto narrativo, texto argumentativo, e texto injuntivo-instruccional; Reconhecer a estrutura e o conteúdo dos diversos tipos de texto; Apresentar exemplosde cada tipo de texto; Alargar horizontes culturais.

Caracterizam-se por representar eventos encadeados de forma lógica que se orientam para um desenlace, preenchendo as três categorias da lógica das acções: situação inicial, complicação e resolução. Em geral, surge na terceira pessoa (por vezes, na primeira pessoa, quando o narrador assume o papel de personagem).

O texto narrativo,permite uma comunicação através do discurso do narrador e da história recriada, apresenta um discurso múltiplo e complexo que recorre, essencialmente, à narração, à descrição, ao diálogo e ao monólogo.

Descrição da vida de alguém;

Obra que retrata a vida de alguém.

http://www.youtube.com/watch?v=tfy TKtfmca0

A noticia consiste numa narrativa curta, que pretende relatar, de formaobjectiva e impessoal, um acontecimento real, actual, extraordinário e de interesse geral.

Antetítulo Título Subtítulo Lead, Cabeçalho ou Entrada Corpo da notícia

Quem? O quê? Onde? Quando?

Lead ou Cabeçalho Corpo da notícia

Como? Porquê?

Antetítulo Título

Subtítulo

Corpo da notícia

Lead

Ser simples, clara, concisa e acessível, utilizando vocabulário corrente e frasescurtas;

Recorrer prioritariamente a nomes e a verbos, evitando, sobretudo, os adjectivos valorativos;

Usar, especialmente, frases do tipo declarativo.

Actividade que compreende a recolha, análise e preparação da informação sobre um dado tema, de forma a poder ser transmitida num órgão de comunicação social; Notícia desenvolvida, em que se pretende cobrir os acontecimentos compormenor;

http://www.youtube.com/watch?v=bS5pus9 hunM

Titulo;

Breve resumo;

Subtítulos;

Costuma ser objectiva mas com presença de traços de subjectividade; Uso do registo de língua corrente; Presença de adjectivação; Presença da 3º pessoa; Presença de narração e da descrição;

O romance é uma mistura de ficção e realidade. Deve não apenas fazer o leitor sonhar, mas também fazê-loreflectir. Deve-se prender a atenção do leitor através de elementos verdadeiros e autênticos, não deixando-o perder-se dentro de um labirinto louco.

Excerto do livro "O Diário da Nossa Paixão":

“...deixamo-nos ficar sentados a observar o mundo à nossa volta. Levamos uma vida inteira a aprender a fazê-lo. Parece que só os velhos são capazes de se sentar lado a lado sem dizer nada esentirem-se contentes na mesma. Os jovens, impetuosos e impacientes, têm sempre de interromper o silêncio. É um desperdício, pois o silêncio é santo. Une as pessoas porque só os que se sentem à vontade uns com os outros é que conseguem estar sentados lado a lado sem falar. É este o grande paradoxo...” Autor: Nicholas Sparks

Uma novela em português é uma narração em prosa de menor extensão do que oromance. Em comparação ao romance, pode-se dizer que a novela apresenta uma maior economia de recursos narrativos. Em comparação ao conto, tem um maior desenvolvimento de personagens. A novela seria, então uma forma intermediária entre o conto e o romance, caracterizada, por uma narrativa de extensão média na qual toda a acção acompanha a trajectória de uma única personagem.

A novela podedividir-se em três fases importantes:

o começo;

o meio;

o final.

Literatura narrativa breve e fictícia em que a acção geralmente se concentra sobre um único tema ou episódio. É uma narrativa curta, um texto em prosa que dá o seu recado em reduzido número de páginas ou linhas. Deve produzir, em quem lê, um efeito de impacto.

Introdução;

Desenvolvimento;

Conclusão....
tracking img