Qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto de Apoio
[pic]
Qualidade

O conceito de Qualidade, nas suas mais variadas facetas tem evoluído, e torna-se mais compreensível, se analisarmos a forma como tem vindo a ser entendido e aplicado, através dos tempos, nas empresas líderes mundiais.

[pic]

A preocupação com a qualidade de bens e serviços na década dos anos 20 do século XX caracterizou a chamada era dainspecção, que se voltava para o produto acabado, não produzindo assim qualidade, apenas encontrando produtos defeituosos na razão directa da intensidade da inspecção.
A era do controle estatístico surgiu com o aparecimento da produção em massa, traduzindo-se na introdução de técnicas de amostragem e de outros procedimentos de base estatística, bem como, em termos organizacionais, noaparecimento do sector de controle da qualidade. Sistemas da qualidade foram pensados, esquematizados, melhorados e implantados desde a década de 30
nos Estados Unidos e, um pouco mais tarde (anos 40), no Japão e em vários outros países do mundo.
Até à 2ª Guerra Mundial, a noção de Qualidade baseava-se nas características físicas do produto. Isto porque a produção era orientada para uma sociedademonopolista, em que a procura era muito superior à oferta. Assim sendo, a produção era orientada para a inspecção e controlo da qualidade, em que havia, por um lado, os que produziam, e, por outro, os que controlavam, de acordo com um padrão definido por um gabinete de estudos. Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao mundo literalmente destruído e precisando iniciar seuprocesso de reconstrução. W.E. Deming foi convidado pela Japanese Union of Scientists and Engineers ( JUSE ) para proferir palestras e treinar empresários e industriais sobre controle estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. O Japão inicia, então, sua revolução gerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente echega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de que desfruta até hoje como potência mundial.
O período pós-guerra trouxe ainda dimensões novas ao planeamento das empresas. Em virtude da incompatibilidade entre seus produtos e as necessidades do mercado, passaram a adoptar um planeamento estratégico, porquecaracterizava uma preocupação com o ambiente externo às empresas.
[pic]

A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade. A gestão da qualidade total, como ficou conhecida essa nova filosofia gerencial, marcou o deslocamentoda análise do produto ou serviço para a concepção de um sistema da qualidade. A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os aspectos de sua operação.
Por volta dos anos cinquenta, esta atitude, de alheamento total às necessidades do mercado e de um fraco rigor nadefinição dos processos, compatível com a produção em massa, foi sendo substituída em virtude de o mercado se tornar mais exigente em relação à Qualidade do produto surge então nas décadas de 50 – 60 a era da Garantia de Qualidade.
A oferta aumentou, assim como a concorrência, e os consumidores começaram a interrogar-se acerca da utilidade dos produtos que adquiriam. Como reacção a esta novaatitude do consumidor, surgiram os primeiros estudos de mercado e desenvolveu-se o conceito de que a Qualidade não podia ser atingida, se os produtos estivessem pobremente concebidos, mal distribuídos, dirigidos aos mercados errados e sem acompanhamento no após-venda. No entanto, a organização da produção não sofreu alterações, isto é, a conformidade continuava a ser atingida pela inspecção final,...
tracking img