Trabalho sobre portos nr 29

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO


DE


PORTO E AQUAVIÁRIO

Tec. Seg. do Trab. Módulo II





Introdução.

A movimentação de cargas pode ser definida como sendo : qualquer operação de transporte ou sustentação de uma carga que, devido ás suas características ou a condições ergonômicas desfavoráveis, comporte risco para a segurança e saúde dos trabalhadores.
A movimentação de cargas esta intrinsecamenteassociada a todos os setores de atividades ( desde a PME até as grandes empresas) no entanto, há alguns onde assume um papel de destaque como por exemplo: armazenamento,metal mecânica,industria têxtil, construção civil, etc.
A movimentação manual de cargas pressupõe a utilização do corpo do trabalhador como próprio instrumento de trabalho.
A movimentação de cargas é uma atividade susceptível deenvolver vários riscos, não só adjacentes ao trabalho físico desenvolvido pelo trabalhador para movimentar as cargas, mas também relacionados com a própria composição dessas mesmas cargas – muitas vezes constituídas por diversificados materiais, nem sempre completamente inócuos.

Equipamentos para movimentação de cargas.

Devido a quantidade de equipamentos para movimentação de cargas notrabalho portuário, citaremos algumas das mais importantes.

Os meios normalmente utilizados para a passagem da mercadoria dos porões dos navios para o cais são de elevação.

Guindaste de cais

Guindaste sobre pneus

Paus de carga

Guindaste de bordo

Equipamentos para operação a bordo:

Para estivar e desativar a carga dentro dos porões dos navios.

Empilhadeiras (fort-lift)Capacidade de carga entre 1-27 ton. Altura de elevação entre 2,5-3 m.

Equipamentos para transporte e armazenamento:

Empilhadeiras ( fort-lift )

Tratores e reboques





Transportadores contínuos

Consiste na combinação de transporte vertical, por meio de rampa espiral móvel, e de um transporte horizontal que é uma correia transportadora.
A correia transportadora é o elementobásico da composição da maioria dos sistemas, sua alimentação pode ser efetuada por meio de silos de armazenamento ou meios mecânicos.
Seus rendimentos são muito variados, dependendo do numero de pontos de carga e das dimensões e características das correias, tipo de carga e peso da carga. 250-1.500Tn/h

Equipamentos para descarga (bulk).

Sugadores (5-200Tn/h)

- pela continuidade naalimentação

- nula produção de pó

- emprego de elementos flexíveis

Elevadores mecânicos (1.000-2.500Tn/h)

- menor flexibilidade, maior ocupação no cais


Tipos de Carga .

Tipos de Carga.
Granel sólido, granel liquido, conteiners com diversos tipos
de cargas, cargas unitizadas entre outros.

Existem dezenas de tipos de carga em um porto. No nosso estado de acordo com a estatística demovimentação de carga anual de 2011 da CODESA são:

Carga geral(contêineres, carga solta, produtos siderúrgicos e
automóveis)

Granel sólido (rochas diversas, café em grãos, minério de ferro e outros,minério de cobre e seus concentrados, celulose e papéis, cereais diversos, automóveis suas partes e peças, máquinas e equipamentos autopropulsores para
o transporte de carga)

Granelliquido ( fertilizantes e coque de petróleo, combustíveis e óleos minerais, )


Cargas perigosas.


Potássio, amônia, fertilizantes e enxofre são alguns exemplos de produtos que podem ser considerados perigosos na movimentação de suas cargas.
A classificação adotada para produtos considerados perigosos é feita com base no tipo de risco que apresentam. O nível de risco das cargas estadividido em nove classes: 1- explosivos. 2- gases. 3- líquidos inflamáveis. 4- sólidos inflamáveis. 5- substâncias oxidantes. 6- substancias venenosas. 7- substancias infectantes. 8- materiais radioativos. 9- materiais corrosivos .

Existe um treinamento especifico para os profissionais que vão trabalhar nessa área (produtos perigosos), desde os operadores de equipamentos até os conferentes de...
tracking img