Trabalho sobre plc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
resumo

O presente trabalho irá apresentar como funciona a tecnologia PLC, listando as principais características desta tecnologia, vantagens e desvantagens, como esta atuando no mercado e equipamentos utilizados. Será mostrado topologias utilizadas e problemas desta tecnologia inovadora.

SUMÁRIO

1-Introdução................................................................................................................5
2- Características da Tecnologia..................................................................................6
3- Comentas sobre os Equipamentos utilizados..........................................................7
4- Desenhos das topologias de rede utilizadas.........................................................12
5- Problemasdetectado e suas soluções...................................................................14
6- Vantagens e desvantagens comparado com outras mídias..................................17
7- Conclusão..............................................................................................................19
8 – Referencias bibliográficas...................................................................................20

1 - Introdução

Power Line Communications (PLC) é uma tecnologia que transmite dados e voz em banda larga através da rede de energia elétrica. É o uso da internet banda larga aproveitando as estruturas elétricas já existentes nas edificações residenciais e comerciais.
O sistema PLC atua na camada de enlace, conhecida tecnicamente comocamada 2, no modelo OSI. Com o surgimento da fibra ótica, muitas empresas de energia deixaram de utilizar os antigos sistemas “Power Line Carrier” de alta tensão, que transmitia energia e dados de forma analógica e com baixa velocidade.
O PLC começou a ser testado na década de 90, pela Norweb Communications, empresa de energia elétrica inglesa. Em 1997, comprovaram a possibilidade de utilizar aslinhas elétricas para transmissão digital em alta velocidade, através de novas frequências.
A primeira empresa projetada para desenvolver e vender a ideia, NOR.WEB.DPL, foi criada em 1998, na Inglaterra. Em momentos de aceleração nas vendas de celulares e acesso à internet, muitas concessionárias e empresas de energia elétrica começaram a se planejar para vender serviços detelecomunicações, dependendo das possibilidades tecnológicas e de resoluções governamentais de seus países.
Em 2009, a Anatel publicou a Resolução 527, que aprova o uso de Sistemas de Banda Larga via Rede Elétrica.
2 - Características da Tecnologia.
Existem dois tipos de PLC:
- a primeira é a interior (indoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede elétrica interna de um apartamentoou de um prédio;
- a segunda é o exterior (outdoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede pública exterior de energia elétrica.
O princípio básico de funcionamento das redes PLC é que, como a frequência dos sinais de conexão é na casa dos MHz (1 a 30 MHz), e a energia elétrica é da ordem dos Hz (50 a 60 Hz), os dois sinais podem conviver harmoniosamente, no mesmo meio. Comisso, mesmo se a energia eléctrica não estiver passando no fio naquele momento, o sinal da Internet não será interrompido.
A tecnologia, também possibilita a conexão de aparelhos de som e vários outros eletroeletrônicos em rede. A Internet sob PLC possui velocidade assimétrica, ou seja, você tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados.

3 - Comentas sobre os Equipamentosutilizados. 
Equipamentos:
            1 - Caixa de Distribuição:
É um equipamento de concentração que é utilizado para se distribuir o sinal PLC em painéis elétricos de edifícios. Ele busca otimizar a largura de banda disponível para um grupo de usuários. Normalmente, possui um filtro para os ruídos provenientes de aparelhos acoplados a rede elétrica.

(Fig. 1 – Caixa de Distribuição PLC. [8])...
tracking img