Trabalho sobre plc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é PLC?

Power Line Communicatio (PLC) é o sistema que permite a transmissão de sinais de telecomunicações através dos mesmos condutores usados rede elétrica. Apesar de esta tecnologia ser, de certo modo, antiga, atualmente ela vem ganhando grande destaque em virtude da possibilidade de resolver o problema da chamada última milha da internet, ou seja, conseguindo levar o acesso a interneta todas as pessoas. Além dessa forma de utilização as PLCs também mostram aplicabilidade nas áreas de vídeo sob demanda, telefonia IP, serviços de monitoração e vigilância, monitoramento de trânsito, automação residencial, etc.
É um sistema de transmissão em banda larga no qual o custo de implantação para o usuário final é muito mais baixo do que os sistemas tradicionais, já que aproveita umainfraestrutura existente em quase 100% dos lares brasileiros: a rede de energia elétrica para vencer a “última milha”. Este sistema já vem sendo testado em várias partes do mundo, inclusive algumas empresas distribuidoras de energia elétrica no Brasil já fizeram testes (Cemig, Light, Eletropaulo).

Como funciona?

Rede elétrica: é o meio de transmissão utilizado pelos sistemas PLC. É sensívelquanto a interferências, mas é muito barato, uma vez que utiliza uma infraestrutura já existente e a mão-de-obra necessária para ampliações é a de um eletricista. Na teoria pode ser usada desde o provedor (externo) até os pontos do usuário (interno). Porém, o que se obteve como resultado dos testes de campo é que a parte externa é extremamente sensível a interferências, o que compromete a taxa dedados. Na parte interna, os testes têm obtido resultados muito satisfatórios.

Filtros e processadores separam a informação da energia elétrica
No entanto, interferências externas podem prejudicar a informação. Por utilizar a rede elétrica, a informação está sujeita a sofrer atenuações provenientes dos condutores elétricos e a receber diversos ruídos externos.

Tendo início após a geração daenergia elétrica o processo de distribuição começa ainda dentro das usinas, aonde o nível da tensão é aumentado ficando normalmente entre 69kV e 750 kV, para então ser enviado pelas linhas de transmissão. Então quando chega ao centros consumidores a tensão é baixada comumente para 13,9 kV, sendo então denominada de média tensão, compondo a distribuição primária. Após tal redução o sinale conduzidoaté os transformadores nas ruas. Quando chega os postes, a tensão, compondo a distribuição primária. Após tal redução o sinal é conduzido até os transformadores nas ruas. Quando chega aos postes, a tensão é novamente abaixada, ficando nos valores de 127/220v (baixa tensão), formando distribuição secundária que irá chegar até cada residência.

Por definição, a tecnologia PLC se baseia namodulação dos sinais de telecomunicações sobre o canal da rede elétrica. Inicialmente ela foi desenvolvida observando-se diversos equipamento que já geravam modulações nessa rede. Por exemplo, liquidificadores antigos que inseriam modulações ou ruídos identificáveis no canal. Portanto, quando esses aparelhos eram usados, outros como sistema de som e televisão sofriam interferências.

Aparelhos,como liquidificadores domésticos, recebem eletricidade para os seus motores por carvões, o que gera atrito, onde centelhas acabam por introduzir na rede elétrica sinais modulados. Tais sinais não são uniformes e possuem frequência bastante próxima da velocidade de giro do motor, além das frequências harmônicas. Assim, como não possuem frequência bastante próxima da velocidade de giro do motor, alémdas frequências harmônicas e como não existem controladores do nível de modulação e filtros que iimpedissem a propagação, o sinal modulado será conduzido pela fiação elétrica a outros equipamentos ligados próximos.

Tendo como base esse fenômeno desenvolveu-se uma tecnologia que permitisse que se transmitissem sinais controladamente, com frequências diferenciadas das que são utilizadas por...
tracking img