Lixo urbano um problema social e responsabilidade de todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

JOSÉ WELLINGTON VERAS















LIXO URBANO: UM PROBLEMA SOCIAL E RESPONSABILIDADE DE TODOS

















Sapezal - MT
2012



JOSÉ WELLINGTON VERAS

















LIXO URBANO: UM PROBLEMA SOCIAL E RESPONSABILIDADE DE TODOSTrabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o quarto semestre em modalidade interdisciplinar.

Profs. Andreia Zompeiro;
Jossan Batistute;
Thiago Domomingos;
Luciana Pires.








Sapezal - MT
2012

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral2.2. Objetivos Específicos
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
I GERAÇÃO DE LIXO X DESENVOLVIMENTO
II O GRANDE PROBLEMA DO LIXO
III LEVANTAMENTO DA GERAÇÃO TOTAL DE RESÍDUOS
IV SOLUÇÕES PARA ESTE PROBLEMA
V MÉTODOS DE ARMAZENAMENTO OU TRATAMENTO DO LIXO
A. ATERRO SANITÁRIO
B. INCINERAÇÃO
C. COMPOSTAGEM
D. RECICLAGEM
VI LOCALIZACAO DO ATERRO SANITARIO E SITUAÇÃO ATUAL DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS4. METODOLOGIA
5. CRONOGRAMA
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


























03
04
04
04
05
05
06
08
09
11
11
11
12
12

13
15
17
18
19





















































1. INTRODUÇÃO

Tem-se ouvido falar muito que o lixo é um problema. Masao cidadão comum parece que o problema do lixo só existe quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na sua porta. É de arrepiar, não é verdade? Sacos e sacos amontoando-se nas calçadas, exalando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais. Em resumo: poluindo e sujando a porta da sua casa.


O que é preciso entender é que, mesmo quando o lixo érecolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa ou em outro lugar. Afinal, a cidade também é nossa casa, assim como o país, o continente e ... o Planeta.


O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume éexcessivo e vem aumentando progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes. Além disso, os locais para disposição de todo esse material estão se esgotando rapidamente, exigindo iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para os aterros sanitários, aterros clandestinos ou lixões. O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se umaquestão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação da sociedade para sua solução.


Ao longo dos anos, o lixo passou a ser uma questão de interesse global. E os problemas são os mesmos de um lado a outro do globo: o destino do lixo e seu acondicionamento inadequado têm trazido graves problemas a todas as nações. Produzidos em todos os estágios dasatividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção utilizados. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens).


Neste sentido, este trabalho busca mostrar as conseqüências causadaspelo destino incorreto do lixo, bem como propor formas de minimizar e de recuperar os resíduos gerados, garantindo a saúde e segurança da população.


2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Apresentar proposta de recuperação de uma área degradada em Sapezal, que vem sendo usada como depósito de lixo doméstico, entulhos e outros resíduos sólidos gerados por pessoas e empresas do município....
tracking img