Trabalho sobre pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FISP – Faculdades Integradas de São paulo |
Pesquisa Operacional |
Método Simplex |
|
|
|

|

Nota:_______________________

Alan Cavalcanti
Felipe Grucci
Felipe Marques
Kleber Martins
Sumário
Pesquisa Operacional 3
Programação Linear 4
O Método Simplex 4
Exercício 5
Gráfico 6
Solver 7
Relatório de Resposta 8
Relatório de Sensibilidade 8
Relatório deLimites 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Livro 10
Sites 10

Pesquisa Operacional

O termo pesquisa operacional vem do inglês operacional research.
Tem o seu surgimento ligado a invenção do radar na Inglaterra (1934), dois anos depois usada com a finalidade de estudar como a tecnologia do radar poderia ser utilizada para interceptar aviões inimigos.
Em 1941 inaugurada à seção de pesquisaoperacional do comando da força aérea de combate que tinha como finalidade resolver problemas de operações de guerra tais como manutenção e inspeção de aviões, escolha da melhor avião para missões, destruição de submarinos, controle de artilharia antiaérea e dimensionamento de frota.
Foi só no final da Segunda Guerra que a Pesquisa Operacional foi introduzida para resolução de problemas civis, comoexemplos de aplicações civis, envolvendo os ramos industriais e financeiros, como: mineração, metalúrgico, construção civil, militar, têxtil, farmacêutico, bancário e transportes.
No Brasil a Pesquisa Operacional teve inicio na década de 1960.
A pesquisa operacional consiste no desenvolvimento de métodos científicos de sistemas complexos, com a finalidade de prever e comparar estratégias oudecisões alternativas. O componente científico está relacionado a idéias e processos para modelar problemas de decisão, por um modelo matemático o tomador de decisão determina as variáveis de decisão, função objetiva, restrições e parâmetros, também por meio de métodos matemáticos para a otimização de sistemas numéricos resultantes do uso de dados nos modelos.

Programação Linear

São problemasmodelados para que se tenha uma melhor distribuição dos recursos limitados visando a melhor solução de acordo com o objetivo e as necessidades da empresa, em geral esses objetivos são: Maximizar Lucros ou Minimizar Custos. Esses objetivos são geralmente demonstrados através de uma função linear (Função Objetivo).
A programação linear usa três passos básicos para a construção do modelo:
1º passo:Identificar as variáveis desconhecidas (variáveis de decisão)
2º passo: Identifique as restrições (no formato de equações ou inequações)
3º passo: identificar os critérios de otimização (maximizar ou minimizar).
Normalmente uma dificuldade encontrada no desenvolvimento de Programações Lineares é o fato do número de pontos extremos (vértices) serem exponencialmente proporcionais aos números devariáveis, sendo assim, a maneira mais eficiente para resolver isto é gerando possíveis variáveis básicas e testar sua otimalidade uma a uma, otimizando assim sua resolução e tempo de processamento pelo modo Simplex Automático.
O Método Simplex

É uma técnica de soluções numéricas de problemas da programação linear. Consiste em encontrar um ponto extremo (solução básica), sair do ponto extremocorrente e ir para um ponto extremo vizinho onde o valor da função objetivo é melhor, resolver repetidas vezes um sistema linear até a obtenção desta solução ótima. No método simplex esta solução caminha pelos vértices da região viável até encontrar uma solução que não possua soluções vizinhas melhores que ela.
A solução ótima pode não existir em dois casos: quando não há nenhuma solução viávelpara o problema, devido a restrições incompatíveis; ou quando não há máximo (ou mínimo), isto é, uma ou mais variáveis podem tender a infinito e as restrições continuarem sendo satisfeitas, o que fornece um valor sem limites para a função objetivo.
Exercício
O administrador de uma fabrica de relógios está pensando em otimizar a utilização dos recursos em estoque. Essa fábrica produz dois modelos...
tracking img